Juiz de Fora recebe 11 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos

Por

Juiz de Fora recebe 11 m?dicos cubanos pelo programa Mais M?dicos
Quinta-feira, 13 de março de 2014, atualizada às 09h08

Juiz de Fora recebe 11 médicos cubanos pelo programa Mais Médicos

Juiz de Fora passará a contar com 11 médicos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, que farão parte da rede de Atenção Básica do município. A notícia foi antecipada pelo prefeito Bruno Siqueira em sua conta no Twitter, na última quarta-feira, 12.

A esse grupo somam-se outros 24 médicos, depois da homologação do processo seletivo do Programa de Estratégia de Saúde da Família (ESF). "Os médicos do Mais Médicos e os novos contratados podem melhorar muito o atendimento nas Uaps (unidades de Atenção Primária à Saúde), tarefa que estamos perseguindo desde 2013", afirmou o prefeito na rede social.

Com estes novos profissionais, agora integrantes da Atenção Primária à Saúde, Juiz de Fora registra um marco: pela primeira vez, em seis anos, a cidade consegue garantir que todas as equipes do Programa de Estratégia de Saúde da Família estejam completas.

Os 11 profissionais do Mais Médicos serão recebidos nesta quinta-feira, 13, em Belo Horizonte, por representantes da Secretaria de Saúde, e, de lá, virão para Juiz de Fora, onde serão recepcionados oficialmente na sexta-feira, 14. O pagamento dos profissionais é de responsabilidade do Governo federal. Ao município cabem as despesas com hospedagem, alimentação e transporte dos médicos, que trabalharão em regime de 32 horas semanais, com oito horas de estudo. Os contratos são de até três anos.

A expectativa é de que, nas próximas semanas, os novos profissionais estejam já em suas funções, prestando atendimento de qualidade nas Uaps que ainda registram déficit de profissionais.

Para o secretário de Saúde, José Laerte Barbosa, "a presença dos profissionais do Mais Médicos é tão importante quanto a dos médicos aprovados em concurso. Ambos vão garantir a execução de ações de saúde, no âmbito individual e coletivo, que abrangem a promoção e a proteção, a prevenção de agravos, o diagnóstico, o tratamento, a reabilitação e a manutenção da saúde", afirmou. Ainda segundo o secretário, estes médicos atuarão na porta de entrada do sistema, que se articula com os outros níveis de atenção.

PSF

O Programa Saúde da Família (PSF) é operacionalizado mediante equipes compostas por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde (ACS), baseados em uma Uaps. Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de mil famílias, num território definido dentro da área de abrangência da Uaps à qual pertence.

Com informações da Prefeitura de Juiz de Fora