Juiz de Fora recebe apoio de entidade para aprimorar gestáo pública

Por

Juiz de Fora recebe apoio de entidade para aprimorar gest?o p?blica
Sexta-feira, 23 de maio de 2014, atualizada às 13h30 e às 15h05

Juiz de Fora recebe apoio de entidade para aprimorar gestão pública

Eduardo Maia
Repórter

O prefeito Bruno Siqueira (PMDB) anunciou na manhã desta sexta-feira, 23 de maio, uma parceria com a Comunitas, organização civil que contribui para o aprimoramento da gestão pública no país. Juiz de Fora é a quinta cidade do Brasil a ser contemplada com o apoio da entidade e passará a contar agora com uma consultoria a fim de alcançar o equilíbrio fiscal e o aprimoramento dos investimentos sociais corporativos.

A proposta é traçar objetivos que contribuam para o aumento da arrecadação sem aumentar impostos, além da redução dos gastos. De acordo com o prefeito, a partir da melhor gestão dos recursos públicos, serão elaborados projetos inovadores para aplicação prioritária nas áreas de saúde e educação.

Os recursos para a realização do programa na cidade serão provenientes de investimentos de empresas de renome nacional e local. Para execução do projeto serão necessários, aproximadamente, R$ 3 milhões, sendo 75% garantidos pelas empresas que integram o Comunitas e 25% captados com a iniciativa local.

"A ideia é propor uma arrecadação com alguns parâmetros, verificando o pagamento em alguns setores, mas sem fazer, de forma alguma, o aumento dos impostos. Ao mesmo tempo, melhorar a gestão interna para que a forma de gastar o dinheiro seja a melhor em Juiz de Fora. Dessa forma, investindo na gestão pública, os empresários propõe uma forma dar retorno de qualidade de vida à população", afirmou o prefeito.

A presidente do Comunitas, Regina Esteves, afirma que a intenção é que o grupo empresários nacionais fortaleçam os grupos locais. "O prefeito assume uma contrapartida de valores. Passa a trabalhar com equilíbrio fiscal, tem que ter total transparência. O outro compromisso é o prefeito aceitar compartilhar uma governança com o grupo que se forma. É uma nova postura que a gente exige desta gestão para com a sociedade inteira, que é usuária dos serviços públicos", explica.

O projeto já foi implementado em Campinas (SP), Parati (RJ), Pelotas (RS), Santos (SP). Além de Juiz de Fora, serão lançados em São Carlos com Itirapina (SP), Curitiba (PR), Teresina (PI). "São municípios com dirigentes de diferentes partidos. Esta rede de prefeitos é um ativo importante para que a gente possa fortalecer e inspirar outros políticos."

Para implementar a iniciativa no município, foi criado um comitê coordenado pela Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), com apoio das secretarias de Administração e Recursos Humanos (SARH), de Fazenda (SF), de Governo (SG) e de Comunicação Social (SCS).