São João del-Rei realiza mutivão de castração de animais
São João del-Rei realiza mutirão de castração de animais
Um mutirão para a castração de animais será realizado em São João del-Rei, no setor de Zoonoses. A ação ocorre entre 7 e 9 de junho, a partir das 8h na praça de Matozinhos. Os interessados devem realizar um cadastro com antecedência e pagar uma taxa de R$ 100.
Trinta animais de rua recolhidos pela Sociedade São Francisco de Assis de Proteção aos Animais também serão castrados, com recursos da Prefeitura Municipal de São João del-Rei.
Para confirmar o cadastro, será necessária a apresentação da cópia do RG do proprietário do animal e o pagamento da taxa. O projeto conta com o apoio dos veterinários Amélia Leybonz e Marzureyk Leybonz, do projeto Veterinários na Estrada.
- Trio foge sob custódia da PM em abordagem de drogas no Santa Efigênia
- PRF localiza carro com porta malas lotado de maconha na BR-040
Setor de Zoonoses realiza ação para detectar leishmaniose em cães
Agentes do setor de Zoonoses realizam testes rápidos de leishmaniose em cães em São João. Nesta quarta-feira, as visitas continuam pelo residencial Lenheiros. O bairro Águas Gerais foi o primeiro a ser visitado.
Caso o teste rápido demonstre a doença no cão, uma nova mostra de sangue será colhida no animal e será encaminhada para a Macrorregional de Juiz de Fora, onde serão feitos dois testes de contraprova. Após a confirmação desta contraprova, o setor de Zoonoses volta ao local para recolher o cachorro.
A leishmaniose visceral é uma doença transmitida por mosquitos de tamanho diminuto e de cor clara, que vivem em ambientes escuros, úmidos e com acúmulo de lixo orgânico (ex.: galinheiros). Pessoas e outros animais infectados são considerados reservatórios da doença. Em região rural e de mata, os roedores e raposas são os principais reservatórios do protozoário e no ambiente urbano, os cães.