Juiz de Fora passa a contar com novo manancial de abastecimento

Por

Juiz de Fora passa a contar com novo manancial de abastecimento
Sexta-feira, 22 de agosto de 2014, atualizada às 13h30

Juiz de Fora passa a contar com novo manancial de abastecimento de água

Eduardo Maia
Repórter

Foi inaugurada na manhã desta sexta-feira, 22 de agosto, a nova adutora da represa de Chapéu D'Uvas, localizada no município de Ewbanck da Câmara, e que contribuirá para o abastecimento de água de Juiz de Fora. A obra realizada pela Prefeitura no valor de R$ 37 milhões possibilitará que a população seja atendida por pelo menos 30 anos. O manancial entra em fase de testes a partir desta sexta e deve começar a abastecer a cidade em 45 dias.

"Se esta obra não fosse realizada, nós teríamos um problema crônico gravíssimo no ano que vem. Teríamos falta de água em vários pontos da cidade. Conversamos com a Cesama para que pudéssemos fazer essa obra de 17km de rede e tivéssemos água em abundância em Juiz de Fora", explicou o prefeito Bruno Siqueira (PMDB).

A obra da barragem de Chapéu D'Uvas foi iniciada em 1957 e foi concluída em 1994, com o apoio do então presidente Itamar Franco. Nos períodos de chuva, suas comportas eram fechadas para armazenar as águas da chuva e evitar enchentes em Juiz de Fora. Nos períodos de seca, suas comportas eram abertas para aumentar o volume do Rio Paraibuna. Agora, o manancial passa a ser utilizado no abastecimento.

De acordo com o diretor presidente da Cesama, André Borges, com a nova adutora de 17 km de tubos, o manancial passará a contribuir no abastecimento, concomitante às represas Dr. João Penido e ao Ribeirão do Espírito Santo. "A estação de tratamento de água do Centro Industrial já trata a água do Ribeirão do Espírito Santo. Vamos utilizar todas essas fontes. Em 45 dias entrará em operação e será mais uma opção de abastecimento em Juiz de Fora. As outras represas continuam funcionando, não estamos abrindo mão de nenhum manancial de abastecimento da cidade", afirma.

Com Chapéu D'Uvas, explica Borges, o volume de água por segundo chegará a 900 litros por segundo. "No momento de pico, quase coincide com o que é consumido. Nós estamos vendo problemas de abastecimento em diversas cidades do país e aqui temos essa felicidade de entregar o manancial à população", completa.

A represa de Chapéu D' Uvas é situada a 33 km da nascente do Rio Paraibuna, tem 41 metros de profundidade máxima e chega a ter 12 quilômetros quadrados de espelho d'água, um volume de 146 milhões de metros cúbicos, valor 11 vezes maior que a represa Dr. João Penido. Prefeitos das cidades de Ewbanck da Câmara e Santos Dumont estiveram presentes na solenidade de inauguração da nova adutora. A expectativa é que eles busquem formas de torná-la fonte de abastecimento para sua cidades.