UFJF promove campanha para doação de cabelos a pacientes com câncer
UFJF promove campanha para doação de cabelos a pacientes com câncer
*Colaboração
A campanha Fios de Solidariedade, idealizada por três professores da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), promove a doação de cabelo para a confecção de perucas destinadas à pacientes de duas instituições da cidade, a Associação Feminina de Prevenção e Combate ao Câncer de Juiz de Fora (Ascomcer) e a Fundação Ricardo Moysés Júnior. A iniciativa faz parte da recepção de calouros da instituição.
O tema da campanha, realizada pela primeira vez no campus da UFJF, é Doe cabelo! Distribua autoestima! A organizadora da campanha, Aline Paiva, destaca que ações como essas podem mudar a vida das pessoas com câncer. "Conversando com os profissionais que têm contato com pacientes que têm câncer, tivemos a dimensão do impacto que a queda de cabelo causa nessas pessoas. Muitas delas ficam sem vida social, afinal o cabelo é importante não só para as mulheres, mas também para crianças. "A estudante do curso de Ciências Biológicas, Flávia Rangel (foto abaixo, à esquerda), disse que não tem apego pelo cabelo, e já estava pensando em fazer a doação. "Mulher é muito ligada ao visual, espero que meu cabelo faça alguma pessoa muito feliz."
- Jovem é executado com cinco tiros na cabeça dentro de bar
- Três armas de fogo são apreendidas no domingo em JF
- Homem dá facada em colega de trabalho durante lanche
A doméstica Cleide Pereira nunca teve o cabelo curto, e diz que quem receber a peruca terá o prazer de ter cabelo novamente. "Estou esperando há mais de uma hora. A causa é nobre, por isso vou deixar meu cabelo curto. Muitas pessoas não têm condições de comprar uma peruca, assim eu posso ajudar de alguma forma."
A cabeleireira Jael Pifano (foto abaixo, à direita), já atua na causa desde o mês de abril. No salão, todas as terças e quartas o cliente doa o cabelo e a equipe doa o corte para a produção de perucas. "Esses cabelos representam uma ajuda imensa para as pessoas que fazem tratamento contra o câncer." Segundo ela, as pessoas não estão com medo cortar o cabelo, apenas algumas ficam receosas. "Pedimos para doar de 10 a 15 cm para que possamos aproveitar. As pontas não podem ser muito ralas. Essa atitude representa uma ajuda imensa aos pacientes."
Além da professora do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), Aline Paiva, a campanha conta com a organização da professora de Anatomia, Alice Rezende, e do professor da Faculdade de Enfermagem, Thiago Paiva.
Caso o interessado em doar não possa comparecer pessoalmente ao ICB, poderá entregar o cabelo no Departamento de Anatomia da UFJF. A expectativa é que mais de 200 pessoas compareçam ao local para doação. A confecção das perucas ficará a cargo do Salão Divas. "A confecção das perucas é um processo demorado, o importante é poder ajudar" declara Aline. O evento vai até as 17h, no ICB.
*Vívia Lima é estudante do 7º período de Jornalismo da UFJF