Novo caso de agressão entre adolescentes é registrado em Juiz de Fora

Por

Novo caso de agress?o entre adolescentes ? registrado em Juiz de Fora
Segunda-feira, 29 de setembro de 2014, atualizada às 16h34 e às 19h48

Novo caso de agressão entre adolescentes é registrado em Juiz de Fora

Eduardo Maia
Repórter

A Polícia Civil (PC) registrou novo caso de agressão entre adolescentes aparentemente sem motivo em Juiz de Fora. O caso ocorreu na Escola Municipal Álvaro Lins, no bairro São Judas Tadeu, na ultima quinta-feira, 25 de setembro. A vítima chegou a ser encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML) para realizar um exame de corpo de delito. 

Segundo a PC, uma adolescente de 16 anos agrediu uma menina de 12 anos dentro da sala de aula. O titular da 3ª Delegacia, Rodolfo Roli (foto ao lado), relatou que "a menor infratora partiu para cima da vítima e bateu com a cabeça da menina diversas vezes ao chão."

Roli afirma que aparentemente não foram apresentados por ambas motivos que justificassem a ação. "A menina estava muito abalada emocionalmente e não quis pressioná-la para saber mais informações. Ela será novamente ouvida para esclarecer os fatos, já que essa motivação é muito fraca", conclui. O delegado afirma que o caso pode ter ocorrido em razão de desavenças anteriores, e que também pode ter haver com a onda de agressões que vem ocorrendo em escolas, como o caso da menina que foi agredida "por ser bonita". Em novo depoimento, a menor alegou que sofreu discriminação racial.

"Em praticamente 15 dias, foram dois casos registrados: um fora da sala de aula e ou outro dentro. É preciso levar isso à Justiça para que a polícia seja autorizada a tomar medidas. Vou tentar agendar junto à Vara da Infância e Juventude uma conversa sobre uma medida para coibir e diminuir estes casos. Vamos trabalhar junto ao poder judiciário para tentar diminuir essa onda de violência nas escolas", propõe.

Segundo Roli, diante do exame realizado pelo IML será possível enquadrar a ação como leve, grave ou gravíssima. No caso mais acentuado, a Justiça pode pedir o acautelamento provisório da garoto, pena caracterizada como socioeducativa.

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Juiz de Fora emitiu nota informando que está tomando providências com relação ao caso, inclusive com uma reunião agendada para esta quarta-feira, 1º de outubro. Segue a íntegra da nota:

A Secretaria de Educação, juntamente com a direção da escola, está tomando todas as providências cabíveis com relação à ocorrência da última semana na E.M. Álvaro Lins, por meio da Supervisão de Mediação e Conciliação. Será agendada uma reunião para a próxima quarta-feira, 1º, com os responsáveis dos envolvidos para os encaminhamentos atinentes ao caso.

Já está em desenvolvimento desde 2013, pela SE, por meio desta supervisão, o projeto Caminhos da Paz, que tem o objetivo de potencializar e valorizar a paz no ambiente escolar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, através das ações pactuadas. Entre as intervenções, está a inserção dos alunos em programas esportivos e sociais, realizações de palestras e apresentações culturais, reduzindo os índices de violência na escola e em seu entorno.