Tempo seco provoca mais de 800 ocorrências de inc?ndio em Juiz de Fora
Tempo seco provoca mais de 800 ocorrências de incêndio em Juiz de Fora
Repórter
Ainda faltam dois meses e três semanas para 2014 chegar ao fim, mas o número de incêndios registrados pelo 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar em Juiz de Fora já está próximo de dobrar, em relação ao registrado em 2013. Este ano, segundo o capitão Marcos Moreira Santiago, foram 811 casos até o último domingo, 12 de outubro, contra 426 em todo o ano de 2013.
De acordo com Santiago, o índice poderia ser bem mais baixo se houvesse um cuidado maior por parte da população. "Mais de 90% dos casos são provocados por ação humana. E isso prejudica a fauna, mata a vegetação e seca nascentes. É importante as pessoas conscientizarem que muitos animais pequenos, como insetos, são importantes para manter o equilíbrio do ecossistema", avisa.
Segundo o capitão, os meses de maior incidência são setembro e outubro, quando o clima fica mais seco, ajudando a propagação das chamas. Apenas entre os dias 11 e 12 de outubro, no último final de semana, foram 33 ocorrências na cidade.
Prevenção
Segundo os bombeiros, para evitar incêndios, é necessário que todos tomem precauções. Não jogar lixo na rua, em especial latas de metal, cacos e garrafas de vidro, que podem aquecer ao sol e dar origem às queimadas. Quem for acender uma fogueira, certifique-se de que o local está bem limpo e sem vegetação em volta, além de que a mesma deve ser feita em uma lareira ou à beira de rios. Se não for utiliza-la mais, apague-a e resfrie o material utilizado para acender. Os fumantes devem ter atenção com as pontas de cigarro lançadas em local com vegetação seca, principalmente em estradas e rodovias. Se for realizar alguma queima controlada para renovar a pastagem ou limpar alguma área, procure antecipadamente o Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais de Minas Gerais (Previncêndio).