Reclamações sobre iluminação pública em Juiz de Fora podem ser feitas pelo 0800
Reclamações sobre iluminação pública em Juiz de Fora podem ser feitas pelo 0800
Repórter
Um novo número de telefone está em funcionamento para que a população possa fazer chamados para reparos na iluminação pública em Juiz de Fora. Em fase de testes até o fim de janeiro, o atendimento será realizado diretamente pela empresa Selt Engenharia pelo 0800-032-1539. O prazo para a execução do serviço, que antes era de sete dias, foi reduzido para 48 horas, conforme anunciou o prefeito Bruno Siqueira (PMDB) na tarde desta segunda-feira, 5 de janeiro.
"Estamos em fase de implantação do sistema, atendendo à resolução da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que repassou aos municípios a responsabilidade sobre a manutenção da iluminação pública. O prazo para atendimento será de 48 horas e nossa previsão é de que até o final de janeiro este sistema já esteja operando de forma efetiva", explica o prefeito.
Conforme a ACESSA.com já havia adiantado na semana passada, o atendimento à população será realizado por meio de um call center. Sob responsabilidade da empresa da Selt, será emitida uma ordem de serviço para cada chamado realizado e um número do protocolo permitirá que o usuário acompanhe a andamento da solicitação. Caso o prazo não corresponda ao estabelecido, a empresa poderá ser multada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
"Cada poste da cidade receberá um número, que deverá ser informado pelo solicitante, junto ao nome da rua onde ele está localizado. Para o caso de três postes queimados numa mesma rua, o prazo para a realização do serviço será diminuído para 24 horas", reforça o prefeito.
De acordo com o diretor de energia e eletrificação da Empresa de Pavimentação e Urbanização da Prefeitura de Juiz de Fora (Empav), Wilson Ferrareze, a demanda mensal de atendimento que era realizada pela Cemig e que será repassada à empresa, representa de 3 a 4% de todo o contingente de pontos de iluminação da cidade. A cidade conta hoje com aproximadamente 42 mil pontos de iluminação.
"São cerca de 1.500 pontos de iluminação reparados por mês, uma média de 50 por dia. Em dias de tempestade essa demanda pode aumentar, mas a determinação é de que o atendimento seja realizado inclusive nos finais de semana e feriados", garante.
Atendimento 116
O número 116, que até então era utilizado para problemas em relação à iluminação pública, agora deverá ser utilizado apenas para o caso de problemas na iluminação residencial. No entanto, segundo Ferrareze, no caso exclusivo de quedas de postes que possuam a rede da Cemig, o atendimento poderá ser solicitado no antigo telefone.