Comissão da OAB protocola na Câmara pedido de suspensão do João do Joaninho

Por

Comiss?o da OAB protocola na C?mara pedido de suspens?o do Jo?o do Joaninho

Comissão da OAB protocola na Câmara pedido de suspensão do João do Joaninho

Manifestantes já recolheram cerca de mil assinaturas para abaixo-assinado que pede cassação do mandato do vereador

Angeliza Lopes
Repórter
22/06/2015

Representantes da Comissão dos Direitos dos Animais da Organização dos Advogados do Brasil (OAB) de Juiz de Fora protocolaram ofício junto a Comissão de Ética e do Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Juiz de Fora, formada pelos vereadores José Fiorilo (PDT), Nilton Militão (PTC) e Oliveira Tresse (PSC), nesta segunda-feira, 22 de junho. O documento recomenda a suspensão do cargo de vereador do João do Joaninho (DEM) até o fim das investigações que apuram o suposto envolvimento do legislador no crime ambiental registrado na represa Chapéu D'Uvas, quando foram encontrados três capivaras e um jacu abatidos dentro da lancha em que o vereador estava.

Conforme a representante da Comissão da OAB/JF, Meyre Aparecida, o pedido foi feito devido o entendimento do grupo quanto a seriedade do crime. "Um dos agravantes é o vereador ser suspeito de cometer a infração sendo presidente da Comissão do Meio Ambiente da Câmara. Como exemplo de cidadão e legislador, ele não poderia ter se envolvido, infringindo o artigo 225 da Constituição Federal que fala do dever de zelar pelo ambiente saudável e equilibrado. Vindo de uma figura pública e baseado nisso fizemos o ofício aprovado pelo presidente da OAB", destacou. A comissão também solicitou nota oficial ao Legislativo com informações detalhadas sobre as investigações.

O vereador José Fiorilo, presidente da Comissão, afirma que recebeu o documento, que foi protocolado na Ouvidoria da Câmara e encaminhado a procuradoria para ser analisada. Ele completa que os vereadores saíram logo depois para uma reunião com a delegada Dolores Tambasco, titular do Núcleo de Atendimento às Ocorrências de Maus-Tratos a Animais. "Solicitamos a cópia do inquérito, que deve ser entregue na sexta ou início da semana que vem. Não descartamos nenhuma situação, até mesmo o afastamento, mas tudo será avaliado com cautela pelos advogados. Teremos um parecer sobre o pedido da OAB no máximo até quarta. Temos que seguir o regime interno, lei orgânica do município e tantas outras, por isso não podemos afirmar nada sem uma análise prévia", destaca.

A Comissão dos Direitos Ambientais da OAB também está elaborando ação civil pública por danos morais contra o vereador, que passará ainda por avaliação."A lei ambiental entende que todos envolvidos em crime ambiental, mesmo isento de culpa ou não, tem o dever de indenizar pelo dano. Por isso, estamos levando esta proposta para análise do presidente", destaca Meyre.

Ativistas ambientais

Manifestantes também estiveram em frente a Câmara Municipal, no início da tarde desta segunda, 22, coletando assinaturas para abaixo-assinado. A protetora independente, Simone Krass, destaca que até a conclusão do caso, o grupo fará manifestos.

O próximo movimento será no sábado, 27, quando representantes de Organizações Não Governamentais (ONG) e protetores estarão no Parque Halfeld, às 9h, com cartazes convocando a população para assinar o documento que pede a cassação do mandato do João do Joaninho. "Já temos cerca de mil assinaturas e 20 denúncias de instituições e protetores protocolados na Ouvidoria. Esperamos chegar a três mil assinaturas, que será entregue ao presidente da Câmara".