?nibus com duas roletas entra em teste neste domingo em Juiz de Fora
Ônibus com duas roletas entra em teste neste domingo em Juiz de Fora
A partir deste domingo, 5 de julho, Juiz de Fora terá um novo modelo de embarque para transporte coletivo utilizando duas roletas no carro, ao invés de uma. De acordo com a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a primeira experiência será realizada na linha 259, da empresa Ansal, que atende ao Bairro Santa Paula. A avaliação ocorrerá durante 90 dias.
Segundo o secretário de Transporte e Trânsito, Rodrigo Tortoriello, a ideia surgiu a partir do estudo realizado pela empresa Tecnotran, que apontou que um dos maiores problemas do transporte, que também impacta no trânsito, é a demora no embarque. Isso acaba por ocasionar atrasos nos quadros de horários e, em algumas situações, o descumprimento do itinerário, além de congestionamentos, principalmente na região central da cidade.
O secretário destacou que a medida não é novidade e muitas cidades já contam com essa configuração nos ônibus: "Uma das cidades que podemos citar aqui é o Rio de Janeiro, onde algumas linhas já operam com esse sistema. E, na minha avaliação e de tantos outros técnicos, esse modelo tem se mostrado eficiente para reduzir o tempo do embarque, favorecendo assim o tempo de viagem do transporte e, consequentemente, o atendimento ao cidadão".
- Homem leva cerca de R$ 2 mil de pizzaria na Zona Norte
- Prefeitura apresenta projeto de lei que favorece pagamento de débitos tributários e não tributários
Após a avaliação, dependendo dos resultados, a medidas poderá ser adotada para outras linhas que apresentam o problema. O titular da Settra ressaltou que isso não significa que o serviço do trocador poderá ser descartado: "O que estamos buscando é agilizar o embarque e, por isso mesmo, o serviço do trocador continua tendo sua importância, uma vez que uma roleta aceita apenas o cartão eletrônico (vale transporte e comum) e a outra, que terá o suporte do profissional, aceita os demais cartões, inclusive aqueles que precisam da liberação da catraca".
Como funciona
A roleta da esquerda, cujo posicionamento já está no hábito do juiz-forano, receberá todo o tipo de cartão e o pagamento em dinheiro. Essa catraca contará com o suporte do trocador. Já a roleta da direita será liberada somente através do cartão eletrônico "Vale Transporte" e "Comum". O "Vale Transporte" é alimentado pelas empresas e o "Comum" é adquirido pelo próprio cidadão.
As catracas serão devidamente identificadas e o cidadão contará com todo um apoio e informação visual. No início da operação serão distribuídos panfletos explicativos.