Juiz-foranos vão poder interagir com a Prefeitura por meio de aplicativo

Por

Juiz-foranos v?o poder interagir com a Prefeitura por meio de aplicativo
Sábado, 12 de dezembro de 2015, atualizada às 11h50

Juiz-foranos vão poder interagir com a Prefeitura por meio de aplicativo

A partir deste sábado, 12 de dezembro, os juiz-foranos vão poder interagir com a Prefeitura em tempo real, na web colab.re e em aplicativo móvel nas versões Android e iOS. O lançamento oficial ocorreu neste sábado, 12 de dezembro, na Praça CEU, na avenida Presidente Juscelino Kubitschek 5.899.

A interação acontece em tempo real e de qualquer lugar, reportando informações em prol de melhorias. A plataforma possibilita ao cidadão informar demandas como focos de dengue, desperdício de água, uso indevido de energia elétrica, calçadas irregulares, entre outras, propor soluções e avaliar instituições e serviços públicos da cidade.

No monitor Colab.re, a Prefeitura terá acesso à lista das solicitações dos usuários, acompanhadas de número de protocolo. As postagens contêm foto, local do fato, link gerado pela rede social, comentários e curtidas dos seguidores, para facilitar a identificação desses casos. Os cidadãos serão informados sobre a solução e o andamento de cada caso.

O Colab.re

O Colab.re é uma rede social que permite aos cidadãos fiscalizar, propor melhorias e avaliar a qualidade de serviços e instituições públicas. Mais de 90 cidades no país utilizam a plataforma como canal oficial, entre elas, Porto Alegre e Ibirapuitã, no Rio Grande do Sul; Campinas, Santos e Guarujá, em São Paulo; Curitiba, no Paraná; e Niterói, no Rio de janeiro. Em alguns desses casos, o índice de solução das demandas geradas pelo cidadão chega a 70%. As áreas de maior popularidade entre os mais de cem mil usuários cadastrados de todo o Brasil são estacionamentos, vias públicas, limpeza urbana e calçadas.

Neste ano, o Colab.re foi eleito o Negócio de Maior Impacto Social do Mundo e Startup de Maior Potencial Global pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O time de especialistas em empreendedorismo do Banco destacou o empoderamento que a ferramenta concede ao cidadão para a melhoria da qualidade de vida nas cidades da América Latina como fator preponderante para a conquista do prêmio.