Equipes da Prefeitura fazem vistorias em locais atingidos pela chuva em JF
Equipes da Prefeitura fazem vistorias em locais atingidos pela chuva em JF
Devido as fortes chuvas que atingiram Juiz de Fora na última segunda-feira, 24 de dezembro, as equipes da Prefeitura deram continuidade às vistorias nos locais atingidos. Conforme novo boletim, enviado às 18h30 desta quarta-feira, 26, foram registrados 100 chamados, até o momento, relativos à queda de muro de divisa, deslizamento e alagamento, sendo 74 na região Leste. Somente nesta quarta, 26, a Defesa Civil recebeu 41 ocorrências.
Durante o dia, quase 300 servidores participaram dos atendimentos para minimizar os problemas causados pelas chuvas. Graminha registrou o maior índice pluviométrico nas últimas 6 horas, 27,34 mm, seguido de Monte Castelo, 23,25 mm e Passos Del Rei, 23,01 mm. O Rio Paraibuna voltou a subir, atingindo 2,10 metros. Até o momento são sete famílias desalojadas.
A campanha organizada pelo Bem Comum e a Arquidiocese está mobilizando toda a cidade. Os postos de recolhimento estão lotados de doação. Na sede da Defesa Civil também já chegaram vários donativos como itens de cesta básica, materiais de limpeza e higiene pessoal, roupas de cama, cobertores e móveis. Segundo a assessoria da Defesa Civil, as arrecadações prioritárias, neste momento, são de roupa de cama e banho e materiais de limpeza e higiene pessoal.
A Secretaria de Obras realizou limpeza da Rua Vitorino Braga (incluindo lixo e entulho), bairro homônimo, da rua Cesário Alvim, bairro homônimo, e das ruas Itália e José Sobreira, no Linhares. Além disso, foi feito conserto de erosões e limpeza de bocas de lobo em vários pontos atingidos pelas chuvas. A SO também fez a retirada de um veículo caído no córrego Tapera, no bairro Eldorado. Está programado para esta quinta a continuidade dos trabalhos no Vitorino Braga e no Linhares, incluindo a manutenção das bocas de lobo da Rua Vitorino Braga.
A Cesama continua dando apoio ao Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb) na limpeza das vias, além de estar verificando problemas de falta de água e erosões.
As linhas de ônibus que passam pela Rua Cesário Alvim tiveram alteração de itinerário. No sentido bairro/Centro os ônibus estão subindo pela Rua São Bernardo.
O Demlurb já realizou a retirada de 110 caminhões de lama e entulho em locais atingidos pelas chuvas. O trabalho começou às 7h desta terça, 25, e prossegue nesta quinta, 27. O foco das ações é a região Leste, sobretudo Vitorino Braga e Linhares. Além da lama, o departamento também está ajudando a retirar os entulhos que estão sendo depositados por moradores e comerciantes locais, com o apoio de 10 caminhões, três máquinas pá carregadeira e três caminhões pipa. Avenidas e ruas do Centro, como Andradas, Francisco Bernardino, Floriano Peixoto, Sampaio e adjacentes, também receberam limpeza de lixo, entulho e retirada de terra acumulada.