Jardim Bot?nico da UFJF é temporariamente fechado
Jardim Botânico da UFJF é temporariamente fechado
O diretor do Jardim, Gustavo Soldati, ressaltou as medidas de segurança tomadas desde a inauguração, como limite no número de visitantes. "Neste fim de semana teremos um norte técnico para as ações. É uma oportunidade também de educação ambiental".
A pró-reitora de Extensão, Ana Lívia Coimbra, afirma que a prioridade é a segurança da população e do animal. Não há previsão de reabertura até que haja condições de segurança. O professor do Departamento de Zoologia Artur Andriolo complementou que estratégias serão elaboradas com equipes técnicas. "Estima-se que a onça seja jovem adulta, robusta. Ainda não foi verificado o sexo".
Há pelo menos 80 anos não há registro de onça-pintada na Zona da Mata mineira.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico foi instalado na área do antigo Sítio Malícia, parte da Mata do Krambeck, comprada em agosto de 2009, pelo reitor, quando a UFJF assinou protocolo de intenção de compra com um dos sócios do sítio. Mas, a compra foi concluída apenas em fevereiro de 2010.
São 82,7 hectares de área preservada, equivalentes a 116 campos de futebol, abrangendo a área antes denominada Sítio Malícia. Outros dois sítios, Retiro Velho e Retiro Novo, compõem a Mata do Krambeck, totalizando 372,7 hectares.
O público tem acesso livre a cerca de dez hectares que incluem trilha; roteiros de visitação; lagos com decks; galerias de arte; bromeliário e orquidário com coleções botânicas.