Projeto mostra como transformar lixo em arte

Por

Quinta-feira,19 de novembro de 2009, atualizada às 17h59

Projeto mostra como transformar lixo em arte

Da Redação

O projeto Lixarte – do lixo à arte vai abordar, através de uma palestra, as etapas da reciclagem, mostrando como transformar peças que seriam lixo em objetos artísticos. A proposta é mostrar que o aproveitamento de objetos destinados ao lixo explora a criatividade e pode movimentar um projeto social. A palestra ocorre nesta sexta-feira, 20 de novembro, às 19h, na Videoteca do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (avenida Getúlio Vargas, 200).

O responsável pelo projeto, Reginaldo Barbosa da Silva, e o professor e sambista Flavinho da Juventude vão discutir a criação da Associação Cultural Lixarte, sua atuação e importância cultural para a cidade. O projeto Lixarte, contemplado pela Lei Municipal Murilo Mendes em 2005, teve sua origem na Vila Olavo Costa e, atualmente, procura ampliar seu campo de atuação. Os jovens assistidos residem na Vila e em outros bairros da cidade, como Ipiranga e Milho Branco. A Associação Cultural Lixarte funciona na rua da Esperança, 10, na Vila Olavo Costa.

A proposta do Lixarte é conscientizar a comunidade e tratar o processo de reciclagem sob um viés artístico-cultural. Por meio de oficinas, os jovens trabalham a reutilização de objetos criando peças de artesanatos, poltronas, abajures, dentre outros. A renda apurada com a venda dos objetos é revertida para o projeto (50%) e para os próprios jovens (50%).

Os textos são revisados por Madalena Fernandes