Atividades no Parque Halfeld buscam sensibilizar a população sobre a importência da Mata Atl?ntica

Por

Quarta-feira, 17 de março de 2010, atualizada às 18h

Atividades no Parque Halfeld buscam sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica

Aline Furtado
Repórter

"As pessoas precisam se conscientizar de que o bioma Mata Atlântica abriga mais de 61% da população brasileira. E que, embora haja atualmente o equivalente a 7,91% de remanescentes, a água que usamos pode vir de uma das nascentes da Mata Atlântica." Esta é uma das formas usadas pelo biólogo e educador ambiental Anderson Palmeira para sensibilizar a população sobre a importância da Mata Atlântica.

Com base neste objetivo, a cidade recebeu, nesta quarta-feira, 17 de março, o caminhão do projeto A Mata Atlântica é aqui - exposição itinerante do cidadão atuante, que fica no Parque Halfeld até o próximo domingo, dia 21. A iniciativa é da Fundação SOS Mata Atlântica

Segundo o biólogo, muitos não sabem, mas Juiz de Fora tinha, originalmente, 100%  de seu território coberto pela Mata Atlântica. "Infelizmente hoje restam apenas 12% da floresta original. Por isso é importante que as pessoas estejam atentas e saibam como contribuir para a preservação." Palmeira lembra que a população precisa se conscientizar de que a Mata Atlântica não está presente apenas na floresta, mas também no ar, na qualidade da água e no equilíbrio do clima. Para se ter uma ideia, de um total de 633 espécies de animais ameaçadas de extinção, que fazem parte de todos os biomas do Brasil, 383 ocorrem na Mata Atlântica.

Todas as atividades que vêm sendo realizadas no caminhão do projeto são gratuitas e apresentam um aspecto lúdico (ver quadro). "Pretendemos receber pessoas de todas as idades, que poderão participar das palestras, dos jogos educativos, das oficinas, conhecer a maquete dinâmica e ainda assistir a filmes." 

Ao longo de todo o ano, o caminhão deverá passar por 40 cidades brasileiras, onde existe a Mata Atlântica. Juiz de Fora é a décima cidade a receber, em 2010, o projeto, criado em maio do ano passado. As visitas ao caminhão e aos estandes montados no Parque Halfeld podem ser feitas entre 10h e 16h.

Rio Paraibuna

Uma das atividades do projeto é a coleta da água de rios, córregos e lagos em cada uma das cidades por onde passa o caminhão. Em Juiz de Fora, a coleta da água do Rio Paraibuna foi realizada nesta quarta-feira. "Realizamos o monitoramento da qualidade da água por meio da análise de parâmetros como transparência, lixo, odor, entre outros. Isso permite que as pessoas saibam a real situação." Segundo Palmeira, o resultado da análise da água do Paraibuna deve ser divulgado na próxima terça-feira, dia 23.

Programação
  • 18/3 (quinta)

14h – Palestra sobre restauração florestal

15h – Oficina de reciclagem de papel

 

  • 19/3 (sexta)

das 11h às 15h – Túnel dos sentidos (sons, cheiros e texturas da Mata Atlântica)

14h – Palestra: Educação Ambiental e Conservação na Zona da Mata Mineira

 

  • 20/3 (sábado)

14h – Palestra: Primatas da Mata Atlântica

 

  • 21/3 (domingo)

11h – CineMata: Exibição de vídeos com temas socioambientais

16h – Encerramento das atividades

 

Atividades realizadas ao longo de todos os dias: roda das sensações, jogo da cidadania, jogo da memória, maquete dinâmica, maquete corredor ecológico, pintura de máscaras de animas da Mata Atlântica e outros jogos educativos.

Os textos são revisados por Madalena Fernandes