Vereador pede a prefeita que vete seu próprio projeto de lei, aprovado na Câmara. Entenda o motivo
O vereador João Wagner Antônio (PSC), pediu à prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão, que vete seu projeto de lei de número 146/2022, que modifica a Lei Municipal nº 12.329/2011 ao desobrigar a adoção de portas giratórias e de vidros blindados em estabelecimentos financeiros que não tenham guarda ou movimentação de dinheiro em espécie, com exceção dos caixas eletrônicos, que precisam contar com sistema de inutilização de cédulas.
O PL foi aprovado na Câmara Municipal e encaminhado ao Executivo para avaliação da prefeita.
O pedido do veto ocorreu logo após manifestação do secretário geral do Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Financeiro da Zona da Mata (Sintraf-JF), Robson Marques, que estimou que o PL ameaçaria diretamente 300 empregos na cidade, tendo em vista que a medida poderia incentivar a desativação de caixas nas agências bancárias.
O vereador alegou que chegou num entendimento com o Sindicato e ponderou que, de fato, a lei poderia trazer problemas para a categoria e decidiu não levar adiante a proposta. Neste caso, a prefeita vetaria o projeto de lei, que retornaria à Câmara para que os vereadores possam chancelar o veto em sessão plenária.
Leia mais em Ricardo Ribeiro