SOS Sarandira! Moradores do distrito sofrem com abastecimento de água há quase um mês

A nossa coluna recebeu relatos em áudio e vídeo de um que se arrasta desde fevereiro, quando a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciou uma manutenção

Por Ricardo Ribeiro

Ricardo Ribeiro

A última semana foi marcada pelo desabastecimento de água em Juiz de Fora por conta de um vazamento na segunda adutora que passa pela Mata do Krambeck.

Agora imagina passar por essa situação por quase um mês? Essa é a rotina dos moradores do distrito de Sarandira. A nossa coluna recebeu relatos em áudio e vídeo com denúncia sobre a situação que se arrasta desde fevereiro, quando a Companhia de Saneamento Municipal (Cesama) iniciou uma manutenção na estação de tratamento responsável pelo abastecimento do local. A partir daí, o distrito está sendo atendido por meio de caminhões pipa, que deveriam realizar o abastecimento de um reservatório ao menos três vezes por dia. Só que o problema de abastecimento de água na cidade, reduziu o transportes dos caminhões e aumentou o drama dos moradores, que ficam frequentemente sem água.

A Cesama nos encaminhou uma nota sobre o problema:

A Cesama está realizando reparos emergenciais no sistema de tratamento de Sarandira, que é feito por sequência de filtros. A previsão é de que, ainda este mês, o novo sistema entre em teste. Enquanto isso, o distrito está sendo abastecimento com caminhões pipa.

Na última semana, a frequência e quantidade de viagens do pipa tiveram uma queda, em virtude de remanejamento dos caminhões para outros pontos prioritários (como hospitais, escolas, e áreas mais afetadas) em virtude dos reparos na segunda adutora. Porém, desde a última sexta-feira, 3, a companhia voltou a abastecer Sarandira com o volume estimado para a população local, enquanto não há solução definitiva.

Leia mais em Ricardo Ribeiro