Mercado Municipal de Juiz de Fora deve conhecer, em junho, empresa que fará reforma de revitalização do local. Obras devem durar um ano
A Prefeitura de Juiz de Fora espera conhecer em junho, quando será aberta a licitação, a empresa responsável pela reforma do Mercado Municipal, na praça Antônio Carlos. O processo licitatório está marcado para o dia 15 de junho. Todo o projeto foi concebido na gestão do ex-prefeito Antônio Almas.
O Mercado Municipal faz parte do Complexo Mascarenhas, composto pelo Mercado, Centro Cultural Bernardo Mascarenhas e pela Biblioteca Municipal Murilo Mendes. É uma edificação muito antiga, onde parte dela hoje é utilizada para serviços administrativos da Prefeitura, como a Secretaria de Educação.
A proposta da Prefeitura, como está descrita no processo de concorrência pública é se adequar as legislações vigentes de Corpo de Bombeiros, e também aumentar a capacidade de comercialização do mercado, tornando o local um polo gastronômico e cultural do município. A Administração garante que as características do imóvel, tombado pelo patrimônio histórico, serão mantidas.
A reforma deve custar cerca de R$ 11 milhões e a previsão é que fique pronta no período de um ano, com possibilidade de prorrogação por mais 6 meses. Os recursos para a reforma do Mercado Municipal serão custeados através de um financiamento do Município com o Finisa, que é uma linha de crédito oferecida pela Caixa Econômica Federal para utilização com infraestrutura e saneamento voltado para o setor público.
Paralela a reforma, a Prefeitura quer usar o estacionamento do Mercado Municipal para estabelecer um Centro de Comércio Popular Municipal. O Município acredita que a iniciativa faz parte “de uma estratégia para disciplinar os usos e as apropriações nas vias públicas”.
Leia mais em Ricardo Ribeiro