Quem é a primeira negra que se tornou milionária dos EUA e virou barbie

Por Folhapress

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Filha de ex-escravos, Madam C.J. Walker foi a primeira mulher a se tornar milionária nos EUA, e pelos seus feitos, a fabricante da Barbie, Mattel, decidiu homenageá-la na linha de bonecas Inspiring Women (mulheres inspiradoras).

A Barbie também usou a linha Inspiring Women para homenagear a antropóloga britânica Jane Goodall, considerada mundialmente a maior estudiosa em chimpanzés, a escritora americana Maya Angelou, a primeira motorista negra de ônibus em São Francisco e também a primeira roteirista e diretora negra em Hollywood, e a ativista americana Rosa Parks, que em 1955 recusou-se a ceder o seu lugar no ônibus a um branco, tornando-se o estopim da luta antissegregacionista no país

Walker, que nasceu Sarah Breedlove, alcançou um enorme sucesso ao fundar a Walker Manufacturing Co., uma linha de produtos capilares e cosméticos projetados para mulheres negras. Ainda empregou milhares de mulheres negras em sua empresa.

Tornou-se ainda ativista e filantropa, apoiando orfanatos e faculdades para pessoas negras e defendendo organizações de direitos civis e das mulheres.

A tataraneta de Walker, A'Lelia Bundles, quem colaborou com a Mattel na criação da boneca. Em comunicado enviado ao site CNN Business, a empresa afirma esperar que o brinquedo inspire as crianças a quebrar padrões e a conhecer a carreira de Walker.

A TRAJETÓRIA DE WALKER JÁ VIROU SÉRIE

Em "A Vida e a História de Madam C.J. Walker", da Netflix e estrelada por Octavia Spencer, a carreira da empresária é contada em quatro episódios, que mostram ainda todo racismo e machismo que ela viveu, além da sua rivalidade com Addie, uma mulher negra porém de pele mais clara e que por isso tinha mais credibilidade entre os brancos.

Walker trabalhava como lavadeira para Addie, que vendia produtos para ajudar o cabelo de mulheres negras a crescer. Sarah então se ofereceu para vender o produto da patroa, mas foi humilhada. Resolveu então roubar alguns frascos e conseguiu vender todos, mas mesmo assim levou o dinheiro à patroa, que seguiu ignorando.

A lavadeira então fabrica o seu próprio produto, alcança fama e sucesso, mas acaba comprando uma briga enorme com Addie, ajudada por pessoas que se diziam próximas de Walker como um dos três maridos.