Atração do Rock in Rio adota nome nórdico 'Måneskin'; saiba significado
RIO DE JANEIRO, RJ (UOL/FOLHAPRESS) - Uma das atrações do Palco Mundo desta quinta-feira (8) no Rock in Rio, a banda italiana Måneskin é uma das mais novas a tocar no festival: foi montada em 2016, em Roma, e tem o hard rock como seu principal estilo.
Apesar da fonética similar à palavra em português, Måneskin não quer dizer "manequim". Måneskin é uma palavra dinamarquesa que, em tradução literal, significa "luar" ou "clarão da lua", de acordo com o contado pela banda em uma entrevista dada à Sky TV em 2017.
A banda decidiu adotar o nome após um brainstorming, onde Victoria (baixista) -que tem mãe dinamarquesa- disse a palavra, que foi adotada por "soar" bem.
Victoria e Thomas (guitarrista) foram os primeiros do grupo, se juntando na sequência a Damiano (voz) e Ethan (bateria).
Um ano depois de sua formação, em 2017, eles alcançaram o sucesso ao ficar em 2º lugar na primeira versão do "X Factor" italiano. Seu primeiro single de sucesso, "Chosen", foi lançado durante o reality show.
Além do X Factor, Måneskin também participou do Eurovision, representando a Itália na competição em 2021 e vencendo-a. O Eurovision expandiu o sucesso da banda, que "deixou" o velho mundo e começou a ser hit também na América.
A banda de rock tem ainda um histórico de ativismo progressista, participando dos protestos Black Live Matters e também se declarando a favor da causa LGBTQIA+.
No Palco Mundo, Måneskin se apresenta a partir das 22h20min.