Morre Coolio, rapper do sucesso 'Gangsta's Paradise', aos 59 anos, em Los Angeles
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O rapper Coolio morreu nesta quarta-feira (28), em Los Angeles, segundo informou o site TMZ. O músico visitava a casa de um amigo quando foi encontrado desacordado no banheiro do local, afirmou seu empresário de longa data. Os paramédicos foram chamados, mas o encontraram já sem vida.
Quando chegou, a equipe de socorro suspeitou de ataque cardíaco, ainda segundo o TMZ, mas a causa oficial da morte não foi confirmada. Uma investigação sobre o caso será aberta, de acordo com a polícia, mas não havia indícios de crime.
Coolio, cujo nome de batismo era Artis Leon Ivey Jr., cresceu em Compton, na Califórnia, mesma cidade de gigantes do rap, como Dr. Dre e Kendrick Lamar, entre muitos outros. Ele teve uma infância atribulada, se tornou membro de uma gangue e viciado em drogas, antes de se mudar para San Jose, onde trabalhou como bombeiro e segurança de aeroporto.
Sua carreira começou nos anos 1980. "Fantastic Voyage", música de seu álbum de estreia, "It Takes a Thief", de 1994, deu início à sua ascensão, que culminou em "Gangsta?s Paradise", seu grande sucesso.
A faixa integrou a trilha sonora do filme "Mentes Perigosas", de 1995, com Michelle Pfeiffer, e rendeu um Grammy a Coolio. Sucesso para além das fronteiras dos Estados Unidos, "Gangsta's Paradise" tem participação do cantor L.V. e sampleia "Pastime Paradise", música de Stevie Wonder de 1976.
À revista americana Rolling Stone, Coolio afirmou que conseguiu autorização para usar o sample porque sua esposa conhecia um dos irmãos de Stevie Wonder. O cantor só estipulou que a música não poderia conter xingamentos, e recebeu seu crédito de compositor.
Este ano, "Gangsta's Paradise" atingiu a marca de 1 bilhão de visualizações no YouTube. Em um vídeo para comemorar o feito, Coolio agradeceu a audiência. "Espero que eu tenho os ajudado em bons momentos e também em momentos ruins."
Ícone do hip-hop americano, o artista é autor ainda de "1, 2, 3, 4 (Sumpin' New)", "C U When U Get There" e "It's All the Way Live (Now)". Também compôs e cantou a música tema da sitcom "Kenan & Kel", da Nickelodeon, e participou de diversos reality shows, incluindo "Coolio's Rules", um programa sobre sua vida pessoal em busca de um romance.
Como ator, ele fez aparições em "Galera da Pesada" (1996) e "Demolidor - O Homem sem Medo" (2003), entre outros filmes.
O rapper, que passou pelo Brasil para um show em 2006, na capital federal, já foi acusado de envolvimento com roubo e extorsão e preso por porte ilegal de arma e maconha.