Cortejo de abertura do Feijão de Ogun toma a Rua Halfeld nesta quinta-feira (13)
Com o tema: “Terra: Ancestralidade, Memória e Resistência” e concentração marcada para as 18h na Praça da Estação, a abertura da 20ª edição do Feijão de Ogun toma as ruas centrais de Juiz de Fora nessa quinta-feira (13). A caminhada, que contará com representantes de diversos terreiros de candomblé, umbanda e de outras religiões, será conduzida pelos grupos Ingoma, Muvuka e Maracatu Estrela da Mata, além de uma orquestra de berimbaus composta por capoeiristas.
O trajeto, partido da Praça da Estação, tem o deslocamento marcado para começar às 19h. Os participantes devem seguir pela Rua Halfeld, até o Parque Halfeld. As atividades da programação do Feijão de Ogun seguem até o próximo domingo (16), incluindo: música, dança, teatro, encontro de Yabás, exibição de filme e Feira de Etnodesenvolvimento, entre outras atividades. Na Escola de Samba União das Cores, localizada na Rua Daniele Lamarca Pereira 11, Milho Branco, será servido o Feijão do Ogun para os presentes.
A programação é promovida pelo Movimento Negro Unificado (MNU) e pelo Instituto Feijão de Ogun, com apoio da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF). A motivação do evento é discutir e combater as desigualdades que atingem a população negra e divulgar a importância de reconhecer e perpetuar a cultura de matriz africana.
Conforme o coordenador do MNU/Zona da Mata, Paulo Azarias destaca, a proposta foi dividir o evento em três fases. "Fizemos vários debates no sentido de enriquecer e garantir a aprovação do projeto que trata da constituição do Estatuto da Igualdade Racial em nível municipal, que está tramitando na Câmara de Vereadores.”
A segunda fase, segundo ele, passa pela esfera essencialmente cultural e de geração de renda, com o cortejo, várias apresentações culturais gratuitas e a Feira de Etnodesenvolvimento no Parque Halfeld. “No dia 16, acontece a terceira fase, que consiste na confraternização na quadra da União das Cores, com atividades culturais e com a feijoada”, afirma Azarias.
Confira a programação completa:
-Quinta-feira (13)
- 18h - Concentração para o Cortejo de Abertura com Ingoma, Muvuka, Maracatu Estrela na Mata + povo tradicional de terreiro + orquestra de capoeira
- 19h - Saída da Praça da Estação – Trajeto: Rua Halfeld - Calçadão até o Parque Halfeld
Sexta-feira (14)
- 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
- 14h - Exibição do documentário "Feira Livre, Feira Vive", do cineasta e jornalista Ugo Soares (Anfiteatro João Carriço)
- 16h - DJ Fausto Mota (Parque Halfeld)
- 18h - Samba dos Orixás (Parque Halfeld)
- 20h - Samba do Mato
- 22h - Encerramento
Sábado (15)
- 9h - Caminhada Juiz de Fora Negra
- 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
- 14h - DJ Dan Brandão
- 16h - Alessandra Crispin (Parque Halfeld)
- 18h - RT Malone (Parque Halfeld)
- 20h - Samba de Colher (Parque Halfeld)
- 22h - Encerramento
Domingo (16)
- 9h – Encontro das Yabás (Anfiteatro João Carriço)
- 10h às 21h - Feira de Etnodesenvolvimento e Economia Solidária (Parque Halfeld)
- 12h - DJ Fofão (Parque Halfeld)
- 14h - Peça teatral “Orixás, Flores e Amores” (Parque Halfeld)
- 15h - Ingoma (Parque Halfeld)
- 17h30 - Muvuka (Parque Halfeld)
Local: Escola de Samba União das Cores (Rua Daniele Lamarca Pereira 11 – Milho Branco) – Entrada franca
- 12h - Distribuição do Feijão para os presentes
- 13h - Paticumbum
- 14h - Bateria Sensação da União das Cores
- 15h - Show do artista popular Farinhada