Forum da Cultura da UFJF abre inscrições para laboratório de criação de presépios

Os participantes podem criar suas próprias versões.

Por redação

Imagem ilustrativa

Com inspiração na exposição de “Presépios da tradição natalina”, em cartaz no Museu de Cultura Popular da UFJF, o Forum da Cultura convida a comunidade a participar do “Laboratório de Criação Artística: construindo Presépios”, um espaço para desenvolvimento da criatividade e habilidade manuais na construção de presépios em formato 2D (obra bidimensional definida em duas dimensões planas – altura e largura - sem profundidade). O laboratório ocorre na terça-feira, dia 10 de dezembro, das 14h às 17h. As inscrições, gratuitas e abertas ao público em geral, podem ser realizadas através do link: https://bit.ly/LabCrArt_MCP


Ao longo do processo, os participantes poderão criar suas próprias versões da simbólica noite de dezembro, que trazem figuras icônicas como a humilde estrebaria em Belém, as figuras do menino Jesus na manjedoura, a Sagrada Família, os três Reis Magos, os pastores, a estrela, os anjos e os animais do estábulo. Para isso, poderão utilizar materiais disponibilizados pelo Forum, como papéis, jornais, revistas, giz de cera e lápis de cor. Os participantes também poderão trazer outros materiais como retalhos de tecido e linhas, glitter e lantejoulas, por exemplo.


Para a elaboração dos presépios, seguindo a proposta de formato 2D, as principais técnicas a serem utilizadas são o desenho, a colagem e a dobradura. Cada uma delas, como suas especificidades, permitem experiências manuais diferenciadas e resultados surpreendentes que, inclusive, estarão expostos entre os dias 17 e 20 de dezembro, na Galeria de Arte do Forum da Cultura.


Importante destacar que não se trata de uma oficina na qual serão ministradas técnicas artísticas. Trata-se de um espaço coletivo, em que cada participante terá a chance de expressar suas próprias habilidades e talentos. O laboratório será mediado pelos conservadores e restauradores de bens culturais do Forum da Cultura, Franciane Lúcia e Saulo Machado.