Você vai conhecer o Homem de Seus Sonhos é Woody Allen traz com?dia rom?ntica leve, mas distante de seus cl?ssicos
Você vai conhecer o Homem de Seus Sonhos – Woody Allen traz comédia romântica leve, mas distante de seus clássicos
Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos é um filme sobre ironias cotidianas, de "erros de percurso" comuns a todas as pessoas. E é nesse clima que se passa a história do recém-separado casal Alfie (Anthony Hopkins) e Helena (Gemma Jones). Alfie é tomado por um sentimento de juventude latente e pede o divórcio, a fim de tentar viver sua nova fase. Gemma, sem esperanças e motivações para continuar a viver, procura a "vidente" Cristal (Pauline Collins), sem saber que se trata de uma charlatã, com o intuito de descobrir o que o futuro lhe reserva. Enquanto isso, a filha do casal, Sally (Naomi Watts), vive uma vida difícil com o marido, Roy (Josh Brolin), escritor fracassado que vive iludido devido a um único livro de sucesso. Cada um tenta buscar a sua felicidade em outro personagem: Alfie na acompanhante profissional Charmaine (Lucy Punch), Gemma nas falsas previsões de Cristal, Sally no seu chefe Greg (Antonio Banderas) e Roy na vizinha Dia (Freida Pinto).
A comédia romântica aqui instalada não é das mais funcionais. Os diálogos não têm tanta graça e trazem pouco conteúdo, ao contrário do que muitos poderiam pensar ao ver a assinatura de Allen. O elenco foi mal dirigido – o diretor já tem a fama de não ser um bom diretor de atores, esse filme só comprova o que dizem por aí. E mesmo sendo um elenco de peso, as interpretações não conseguem retratar a aura da classe que representam. Aliás, se não ficasse claro por elementos visuais e o sotaque acentuado que o filme se passa em Londres, muitos diriam que ali está representada a classe média nova-iorquina, já explorada em diversos filmes do diretor.
Outro elemento infeliz foi o narrador. Ele surge, introduzindo o filme com uma citação de Shakespeare, desaparece e só retorna na última cena, o que causa estranhamento, pois ao longo do filme ele fica inativo. Até nos esquecemos que em algum momento houve um narrador em terceira pessoa.
Apesar de alguns deslizes – claro, nem tudo é perfeito – Você vai Conhecer... é uma comédia romântica simpática, um filme que demonstra o quão patética, complicada, sem sentido e boba a vida pode ser. E, com certeza, o filme não é uma perda total. Se encararmos o número de lançamentos cinematográficos anuais, veremos que essa comédia é bem melhor do que a produção massiva que chega às salas de cinema. O único fator decepcionante é que aqui estamos falando de Woody Allen e não de um diretor qualquer, por isso a frustração ao ver um filme mediano.
Muito se discute se Woody Allen perdeu a mão para os filmes ou se simplesmente ligou o piloto automático. Fala-se até que vemos seus últimos trabalhos mais por força do hábito do que por sua inspiração e genialidade atuais. Mais por consideração a quem ele foi um dia do que por quem ele é hoje. Mas na verdade não é nada disso. A grande questão é que ficamos mal-acostumados com a sua produção total, que é uma das maiores e melhores de todos os tempos. Sempre houve divergência de opiniões quando o assunto é cinema. Não há como cobrar que um diretor que produz a marca histórica de quase um filme por ano desde 1966, seja uma máquina de fazer clássicos. O que merece mesmo ser discutido é o fato de ele ainda conseguir arrancar risadas e nos fazer refletir sobre temas que, se não fosse por sua mão, já poderiam ter se esgotado há muito tempo.
Ficha Técnica
You Will Meet a Tall Dark Stranger / Você Vai Conhecer o Homem de Seus Sonhos
EUA, Inglaterra e Espanha 2010 - 98 minutos
Comédia
Direção: Woody Allen
Roteiro: Woody Allen
Elenco: Gemma Jones, Naomi Watts, Josh Brolin, Anthony Hopkins, Antonio Banderas, Lucy Punch, Freida Pinto, Pauline Collins, Anna Friel, Roger Ashton-Griffiths
Paula Medeiros
é estudante de Comunicação Social com participação em Projetos Cinematográficos.