Com 57 anos de carreira, Andr? Pires tem orgulho de viver da música
Com 57 anos de carreira, André Pires tem orgulho de viver da músicaMúsico implantou o curso de graduação em música na Universidade Federal de Juiz de Fora e dedicou dez anos de sua vida à regência do coral da instituição
Repórter
20/9/2011
"É com muito carinho e muita força que assumo a profissão de músico", enfatiza o pianista, professor e fundador do curso de Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), André Pires, 61, que, com apenas quatro anos, sentiu a emoção de se apresentar num palco pela primeira vez. "Minha estreia foi aos quatro anos, solando Jambalaia e Serenô ao acordeon, no palco do cine Taboada, em Macaé", relembra o músico que tem em sua raiz a música.
"Meu avô paterno tocava tuba em uma banda civil, um irmão dele era cantor de rádio. Minha avó e seis tias maternas, sem exceção, tocavam, todas, algum instrumento. Minha mãe Lourdes foi professora de acordeon e piano: minha primeira e fundamental professora de música", conta.
Mesmo criança, Pires já demonstrava a sua vocação. "Eu lia música sem saber, fui aprendendo por osmose. A música começou antes de mim", brinca o artista. "Ganhei um piano com nove anos e me encantei pelo instrumento." De lá para cá, o carioca se dedicou aos estudos, buscado cada vez mais a profissionalização.