Festival de Música Antiga inspira novas possibilidades

Por

Festival de Música Antiga inspira novas possibilidades Estudantes utilizam a formação clássica para aprimorar demais atividades como DJ, compositor de tango, guitarrista de banda de rock e diretor de cinema

Clecius Campos
Repórter
23/7/2009

O Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga traz anualmente à cidade concertos apresentados por músicos de instrumentos antigos, tocando peças do período colonial. Além da ampla programação cultural, o evento oferece cursos de instrumentos, práticas orquestrais e dinâmica musical que atraem centenas de alunos todo o ano.

O interessante é que nem todos os estudantes dedicam-se exclusivamente à música erudita. O Portal ACESSA.com conversou com estudiosos, instrumentistas e amantes do rock que encontram no festival o aprimoramento musical ou um simples contato com a arte erudita.
Do tango às pick ups de DJs

O pianista dinamarquês Christian Kliber (foto e vídeo acima) além de professor num conservatório em Copenhague, capital da Dinamarca, é compositor de músicas tonais e tango. "Sou inspirado pela música erudita. Gosto muito de Bach, Beethoven e Chopin. Por isso faço uma mistura entre esses estilos e minhas improvisações." Segundo Kliber, a formação clássica é de extrema importância na hora de compor. "Sou mestre em piano pela Universidade Real da Dinamarca e venho aperfeiçoar conhecimentos em música antiga no Brasil sempre que posso."

Os textos são revisados por Madalena Fernandes