Aprenda a sambar e faça bonito no Carnaval
Aprenda a sambar e faça bonito no Carnaval Confira as dicas da rainha do Carnaval de Juiz de Fora, Leila Petrato, para aprender o miudinho, o samba de morro e as diferentes formas de evolução
Repórter
10/2/2010
"Quem não gosta de samba, bom sujeito não é", já dizia Dorival Caymmi. E, como o Carnaval já está batendo à porta, está na hora de se preparar para não fazer feio na avenida, nos blocos ou nos salões dos clubes. Para auxiliar você a não perder o compasso do samba, o Portal ACESSA.com dá as dicas. Quem ensina é a rainha do Carnaval de Juiz de Fora, Leila Petrato. Basta prestar atenção, se soltar e cair na folia!
Uma das primeiras dicas é treinar o chamado miudinho, um estilo de samba mais leve e lento, com batidas bem marcadas. "As pessoas podem mexer os pés na marcação, que é feita contando um, dois, três." No miudinho, também conhecido como bole-bole, é possível fazer o deslocamento de um lado para outro, sempre sambando, claro. "Para dar um charme, pode-se levantar um dos pés, de forma sensual, quando chegar a um dos lados." Com os braços é possível fazer evoluções, movimentando os membros a fim de dar mais graciosidade à dança. "É importante que haja cuidado porque os braços devem ser movimentados sempre acima da cintura", lembra Leila.
Os textos são revisados por Madalena Fernandes