Festival Internacional de Coros deve mobilizar 20 mil juizforanos
Festival Internacional de Coros deve mobilizar 20 mil juizforanos
Repórter
No próximo dia 20 de setembro tem início em Juiz de Fora o 16° Festival Internacional de Coros (Festcoros). Com duração de cinco dias, 31 concertos nacionais e internacionais irão abrilhantar diversos pontos da cidade e de municípios, como Ouro Preto, Maripá de Minas e Argirita. A entrada para todos os espetáculos é gratuita (confira programação abaixo).
O concerto de abertura será no dia 20, às 20h, com o Coro Genzianella (foto ao lado), da Itália, acompanhado por dez corais da cidade, no Cine-Theatro Central. Segundo o diretor artístico do festival, maestro Domício Procópio, a expectativa é de que 20 mil pessoas prestigiem as atrações. "A população de Juiz de Fora gosta e prestigia os eventos de música erudita", ressalta Procópio.
As apresentações serão realizadas em teatros, igrejas, faculdades, escolas, centros culturais, shoppings, ruas e praças. De acordo com Procópio, os destaques do Festcoros são os grupos internacionais. Na sexta-feira, 24, às 20h, os coros Infantil do Conservatório Superior Nacional de Música, do Equador, o Genzianella, da Itália, e o Camara de Surá, da Costa Rica, irão se apresentar na Igreja do Rosário (rua Santos Dumont, 215, Granbery).
"Dois novos países - Costa Rica e Equador - prometem atrair a atenção do público. Costa Rica pela tradição na música erudita e Equador com seu coro infantil", destaca Procópio. Em relação aos grupos locais, a preparação para os espetáculos acaba sendo uma grande oportunidade. "O evento é de referência. É a oportunidade dos coros fazerem uma mostra qualificada do seu trabalho."
Os textos são revisados por Thaísa Hosken