Festival Primeiro Plano traz como tema o imaginário do jovem
Festival Primeiro Plano traz como tema o imaginário do jovemO objetivo é incentivar a participação de jovens talentos, trazendo à cidade importantes produções do contexto nacional e internacional
Colaboração*
9/11/2010
Entre os dias 16 e 21 de novembro, Juiz de Fora receberá a edição 2010 do Festival de Cinema Primeiro Plano. O evento é marcado por programações diferenciadas e promete agradar espectadores de todos os gostos, com exibição de longas e curtas-metragens, além da realização de oficinas, de mostras competitivas e da Sessão Escola, espaço voltado aos alunos de escolas municipais. Com o tema Cinemaginar, o objetivo é estimular a produção de jovens talentos e trazer à cidade o que há de mais importante no contexto cinematográfico nacional e internacional. "As pessoas terão um contato grande com tudo o que está sendo feito no Brasil", explica o coordenador geral do evento, Aleques Eiterer.
Durante o evento, quatro estreias nacionais e uma internacional serão exibidas: Os famosos e os duendes da morte, Rainhas, A falta que nos move, Andrés não quer dormir a sesta e Elvis & Madona. Além disso, haverá a Mostra Audiovisual de Juiz de Fora, com trabalhos de produtores da cidade; a Mostra Mercocidades, com produção de diretores latino-americanos estreantes; a Mostra Ver e Fazer Filmes, produzida em Cataguases; a Mostra Filme em Minas, com curtas financiados pelo Estado, e o Resgate Primeiro Plano, em que um filme de relevância nacional será exibido. No encerramento, serão exibidos os vencedores da mostra competitiva da última edição do festival.
- Inscrições para o Festival de Cinema Primeiro Plano estão abertas
- Festival Primeiro Plano aborda caminhos alternativos para a produção cinematográfica
- Festival de Cinema Primeiro Plano divulga selecionados para a competição
As novas caras da produção nacional terão espaço nas mostras competitivas, divididas em duas categorias: nacional e regional. Os curtas de todo o país serão avaliados quanto à direção, roteiro, concepção fotográfica, montagem, trilha musical, ator e atriz, concepção sonora, direção de arte, júri jovem e popular, além da escolha do melhor filme e melhor primeiro plano. Na regional, produções de toda a Zona da Mata disputarão o prêmio de melhor filme pelo júri popular e por um júri especializado e o prêmio incentivo primeiro plano.
Outra programação será a Sessão Escola, espaço voltado aos alunos de escolas municipais da cidade. As instituições interessadas poderão participar das atividades, que incluem esclarecimentos sobre questões relacionadas ao cinema, conversa sobre o tema e exibição de filme. Para Aleques, a inclusão de estudantes é de extrema importância. "Cinema é educação e aqui estamos formando novos espectadores", diz. Além disso, serão realizadas quatro oficinas, com os temas: Criadores de Formatos Audiovisuais, Pedagogia da Imagem, Minimetragens Oficina - Querô e Fotografia Digital.
O evento será realizado no Espaço Alameda de Cinema, que fica na rua Moraes e Castro, 300, Alto dos Passos. Todas as atividades são gratuitas e os ingressos para a exibição dos filmes deverão ser retirados no local, a partir das 15h.
*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken