Música Minas abre edital para estimular circulação de m?sicos por MG
Música Minas abre edital para estimular circulação de músicos por MG
O programa Música Minas está com edital aberto, com o objetivo de intensificar a circulação de músicos e grupos pelo interior de Minas Gerais. Esses músicos normalmente encontram dificuldades para fazer turnês, como é o caso dos corais, bandas civis e manifestações das culturas populares como as guardas de congado.
Fruto de duas consultais públicas que reuniram sugestões do setor, o novo Edital de Descentralização Estadual funde o antigo Edital de Circulação Estadual ao que seria o Edital Rodoviário, submetido à avaliação de agentes culturais do Estado em agosto passado. O resultado final absorve sugestões de artistas, produtores, técnicos e profissionais de Belo Horizonte (MG) e interior, que acompanharam a reunião presencialmente e pela internet ou deixaram contribuições ao longo da semana seguinte ao encontro, em uma plataforma online. Ao todo, serão disponibilizados nessa fase R$ 140 mil para custear o deslocamento rodoviário de artistas pelo Estado.
- Candidatos ao reinado de Momo são apresentados em Juiz de Fora
- CCBM abre edital para ocupação de galerias e sala de encenação
- Centenário do Ministrinho é o tema do Carnaval 2014 em Juiz de Fora
Processo
O mecanismo de participação é simples: o próprio artista define sua rota, na região e no momento do seu interesse. O proponente pode, por exemplo, valer-se de um festival ou festividade que será realizado em determinada cidade para estabelecer parcerias com espaços culturais ou bares de cidades vizinhas ou que estejam no percurso para sua turnê. Cada proposta selecionada pela curadoria receberá um valor proporcional à distância que será percorrida, além de ajuda de custo que varia de acordo com o número de shows e de integrantes do grupo. Neste momento, as viagens abrangem o período de fevereiro a julho.
O programa
Realizado por meio de parceria entre poder público e sociedade civil, o Música Minas completou cinco anos em 2013. Nesta temporada, o programa conta com o apoio da Rádio Inconfidência e da Rede Minas. Desde 2009, o programa beneficiou cerca de 1.400 artistas com passagens aéreas para shows no Brasil e exterior, assim como para a participação em feiras, congressos, workshops, masterclasses e oficinas, além da produção e distribuição de material promocional (coletâneas e catálogos) voltado para a difusão da música mineira.
Com informações do Música Minas