Bloco Unidos pela Vida convoca novos doadores de sangue em JF
Bloco Unidos pela Vida convoca novos doadores de sangue em JF
Promovido pela Fundação Hemominas, grupo se concentrou no Parque Halfeld e desceu pelo calçadão, chamando para a importância de se doar sangue
Repórter
20/02/2014
"É importante lembrar às pessoas, principalmente neste momento, que o número de doadores cai. As pessoas viajam, esquecem de doar e infelizmente é um dos períodos que a demanda sobe já que aumenta o número de acidentes e homicídios. Vamos sair pra folia, mas vamos deixar o estoque de sangue cheio", convida a psicóloga do Hemominas, Débora Carvalho.
A ação recebeu o apoio de entidades e grupos que se solidarizam com a causa. Marcaram presença a Associação dos cegos, membros do Centro de Convivência do Idoso, a Associação dos Aposentados, os grupos Jovens Construindo a Cidadania e os Médicos do Barulho. Além deles, também estiveram presentes a bateria da escola de samba Turunas do Riachuelo, o Rei Momo Ronaldo Golfinho e as princesas Isabela de Souza Lima e Ana Cristina Rabelo.
- Restam apenas ingressos de arquibancada para o Carnaval de Juiz de Fora
- Alessandra Crispin e Bangalafumenga agitam o Corredor da Folia
- Consumo e venda de bebidas em garrafa de vidro são suspensos no Carnaval
Para doar
A Fundação Hemominas em Juiz de Fora funciona de segunda a sexta, das 7 às 18h , e aos sábados de 7 às 11h. Antes da doação, o interessado passa por uma triagem clínica. Confira quem pode ou não doar.
Quem pode doar
- Podem doar sangue as pessoas que tenham entre 16 e 69 anos. Mas, atenção: se o candidato à doação de sangue tem entre 16 e 17 anos ou mais de 60 anos, é importante conhecer as Normas e documentos necessários para doação de sangue. Os demais critérios são válidos para todos.
- Quem tem e está com boa saúde;
- Quem pesa acima de 50 kg;
- Quem dorme bem na noite anterior à doação;
- Mulheres, mesmo se menstruadas ou em uso de anticoncepcionais.
Quem não pode doar
- Quem teve hepatite após os 11 anos de idade, exceto se tiver comprovação laboratorial da época de que se tratou de hepatite A (IgM positiva).
- Quem tem exposição a situações de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis;
- Quem teve gripe, resfriado ou diarreia nos sete dias anteriores à doação;
- Quem ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12 horas anteriores á doação;
- Quem usou ou usa drogas injetáveis;
- Quem apresenta ferimento ainda não cicatrizado;
- Quem estiver grávida ou em período de amamentação; após o parto normal é necessário aguardar três meses; após cesárea, seis meses;
- Quem fez qualquer exame por endoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez cirurgia por laparoscopia nos seis (6) meses anteriores à doação;
- Quem fez tatuagem nos últimos 12 meses anteriores à doação.
- Quem fez ou faz tratamento dentário (a pessoa pode ser impedida de doar por um período de 1 a 30 dias, conforme o caso).
- Quem fez piercing nos últimos 12 meses anteriores à doação. Piercing localizado em área genital ou na boca, somente poderá ser liberada a doação, 12 meses após sua retirada.