Mostra de cinema Cineduca apresenta filmes produzidos na Catalunha
Mostra de cinema Cineduca apresenta filmes produzidos na Catalunha
Juiz de Fora sedia a sétima edição do Cineduca, que reúne uma seleção de filmes produzidos na Catalunha, Espanha. A mostra ocorre entre 14 de maio e 11 de junho, na Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF).
A iniciativa é uma ação do grupo de pesquisa Linguagem, Interação e Conhecimento (LIC) da Faced e é coordenada pela professora Maria Teresa Freitas.
O Cineduca apresenta filmes que estão fora do circuito comercial, buscando proporcionar experiências de fruição do cinema como obra de arte.
O projeto
O Cineduca é um projeto proposto pela Coordenação de Articulação Acadêmica e pelo grupo de pesquisa LIC da Faced e financiado pelo CNPq e pela Fapemig. O projeto oferece um curso destinado a professores que estão em formação, permitindo uma construção de novos caminhos metodológicos em suas pesquisas. Para se inscrever, o interessado deve enviar seus dados (nome,e-mail, telefone) para o emailgrupolicufjf@gmail.com.
Filmes
Os filmes que serão exibidos nessa edição, além de uma excelente qualidade técnica de fotografia e som, trazem grandes interpretações e uma abordagem contemporanêa e ousada das relações humanas. Serão exibidos cinco filmes, um por dia, em som original (catalão ou castelhano) com legenda em espanhol, todas as quartas, às 16h, na Sala de Cinema da Faced.
Programação
Dia 14 de maio – 16h
Barcelona Noite de Verão
Seis histórias de amor e uma cidade. Na noite de 18 de agosto de 2013, o cometa Rose atravessou o céu de Barcelona, oferecendo um espetáculo único que não será repetido em vários séculos. Nesta noite, havia 567 histórias de amor, o filme explica-nos 6.
Barcelona, nit d'estiu. Direção: Dani de la Orden, 2013. 90 minutos
Dia 21 de maio – 16h
Mil Cretinos
Quinze histórias contemporâneas do escritor Quim Monzo são dirigidas por Ventura Pons. As histórias revelam humor e coragem,dor, velhice, morte e amor, mas acima de tudo a estupidez humana. Um olhar intransigente para o rosto e o difícil equilíbrio entre a vida e a miséria humana.
Mil Cretins. Direção: Ventura Pons, 2011. 92 minutos
Dia 28 de maio – 16h
Pão Negro
Nos anos que sucederam a Guerra Civil Espanhola, Andreu, um menino pertencente ao grupo perdedor, encontra na floresta os cadáveres de um homem e seu filho. Para ajudar seu pai, acusado das mortes, ele tenta averiguar quem são os verdadeiros responsáveis.
Pa Negre. Direção: Augustí Villaronga, 2010. 109 minutos
Dia 4 de junho – 16h
Carícias
Onze histórias de personagens com diferentes relações: casais, pais e filhos, companheiros, amantes, irmãos, jovens e velhos. Pessoas que, apesar da proximidade podem ser desconhecidas. Falam sem escutar, escutam sem ouvir e atuam sem olhar. Mas também pode haver uma faísca de esperança, de comunicação, umas carícias.
Carícies. Direção: Ventura Pons, 1998. 94 minutos
Dia 11 de junho – 16h
Ontem não termina nunca
Em 2017, na Espanha afundada pela crise, um casal se reencontra em Barcelona depois de cinco anos sem se ver e depois de terem passado por circunstâncias difíceis em suas vidas. Quando sentem que o passado já não tem tanta importância, as feridas não cicatrizadas permanecem abertas.
Ayer no Termina Nunca. Direção: Isabel Coixet, 2013. 95 minutos