Continuam abertas as inscrições para as oficinas do Festival de Teatro de JF
Continuam abertas as inscrições para as oficinas do Festival de Teatro de JF
Continuam abertas as inscrições para as oficinas de formação e aperfeiçoamento do 8º Festival Nacional de Teatro de Juiz de Fora, que será realizado entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.
Para realizar a inscrição, os interessados devem comparecer ao Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), localizado na avenida Getúlio Vargas 200, no Centro, de segunda a sexta-feira, de 9h às 12h e de 14h às 17h. Para cada oficina será cobrada taxa de R$ 20. Os valores arrecadados com a inscrição serão destinados à Associação dos Profissionais de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac/JF).
- O grande "O Grande Hotel Budapeste"
- Barbacena sedia Exposição Estadual de Gado Holandês
- Laurentino Gomes participa de lançamento de livro em JF nesta quarta
Para o próximo final de semana estão previstas duas oficinas. A cenógrafa e figurinista do Rio de Janeiro, Daniele Geammal vai coordenar a oficina "Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas", que ocorre no CCBM. Já a "Oficina de Clown", com o ator e diretor, Gilbert Luiz Diniz, de Belo Horizonte, será realizada no Museu Ferroviário. Somente a oficina "A Presença do Ator", com Carlos Roberto Simioni, do Lume Teatro, está com vagas esgotadas.
O festival terá 23 espetáculos, além das oficinas.
“Cenário e Figurino - Processo Criativo nas Artes Cênicas”
Oficineira: Daniele Geammal
Dias/horários: 30 e 31, das 9h às 12h e das 14 às 17h
Local: Centro Cultural Bernardo Mascarenhas
Vagas: 25
Material do aluno: caderno, caneta para anotações, tesoura, cola, papéis coloridos diversos, revista para cortar e caixa de lápis ou giz colorido
Requisitos: idade mínima de 16 anos e ligação com as áreas de teatro, cinema, dança, arquitetura, artes plásticas ou educação
Descrição: cenário e figurino são recursos visuais de representação nas artes cênicas e elementos determinantes para a criação da atmosfera do espetáculo. A coerência em sua concepção nos leva a lugares distintos, podendo causar diferentes sensações nos espectadores, sendo fundamental para a compreensão do enredo.
“Teatro e sua Arte Popular”
Oficineiros: Luiz Fernando Pinto e Alex Teixeira
Dias/horários: 1º, 2 e 3 de setembro, das 18 às 22 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 20
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
Descrição: o mais importante na arte popular, ou cultura popular, não é o objeto produzido, mas sim o artista, o povo, a periferia, isso faz com que a arte popular seja contemporânea ao seu tempo. A proposta é descobrir formas de atuação no meio social através da arte e suas potências.
“Som e Movimento”
Oficineira: Bethi Albano (Elisabeth Maria de Castro Albano)
Dias/horários: 6 e 7 de setembro, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas:20
Necessidades para alunos: roupas confortáveis para prática de atividade física
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas
Descrição: a oficina apresenta os princípios essenciais da linguagem musical, por meio de sua aplicação intuitiva e imediata em jogos criativos, num ambiente alegre e descontraído, preparando o aluno para exercer seu poder criador. A proposta é oferecer uma experiência sensível que promova o desenvolvimento da percepção, reflexão, intuição e emoção, através de estímulos à imaginação, memória e invenção. Também serão apresentadas canções e danças da raiz brasileira, como coco, cacuriá, boi-bumbá e ciranda, com acompanhamento de viola caipira.
“Oficina de Clown”
Oficineiro: Gilbert Luiz Diniz
Dias/horários:30 e 31, das 9 às 12 horas e das 14 às 17 horas
Local: Museu Ferroviário
Vagas: 25 alunos
Necessidades para alunos: roupas confortáveis e adereços, como chapéu, brinquedos, instrumentos musicais etc.
Requisitos: idade mínima de 16 anos e experiência na área de artes cênicas - Descrição: palhaço é jogo cênico que envolve tradição, expressão e arte, com base na relação direta com o público. Introduzir noções sobre o despertar e desenvolvimento do clown pessoal.