Mistura de samba e ritmos contam a história de Alessandra Crispin
Mistura de samba e ritmos contam a história de Alessandra Crispin
Cantora se apresenta na praça Alfredo Lage, na próxima quinta-feira, 20. No repertório, a artista pretende contar um pouco da sua formação musical
Repórter
14/02/2014
Aderindo ao samba depois de um bom tempo interpretando a Música Popular Brasileira, Alessandra prepara uma mistura de ritmos, com o objetivo de encantar o público. "O público vai me conhecer no show, que terá momentos em que falo sobre a minha formação musical. Além do samba, vou trazer alguns ritmos diferentes para mostrar de onde surgiu essa brasilidade toda. Vai ter um momento mais intimista, quando a gente faz uma coisa quase à capela. E a banda está muito bacana, traz um ritmo bem diferente", revela.
- São João del-Rei lança Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas
- Cemig orienta sobre cuidados com rede elétrica durante o Carnaval
Num tom bem convidativo, Alessandra se apresenta no vocal e instrumental, mas faz mistério sobre o repertório. "Sempre gostei de fazer releituras. Adoro ritmos africanos e tudo isso ajudou a formar a minha concepção de música. O pessoal também pode esperar um pouco de Cássia Eller e tem também uma releitura do Chico [Buarque]. A gente faz um samba e vai ser bem divertido fazer a música. Não vou falar qual é. Vou deixar na surpresa."
A cantora destaca a sua paixão pela mistura de ritmos e revela um novo projeto que vem desenvolver nos próximos meses. "Eu estou preparando a gravação do meu EP, em março a gente começa. São quatro músicas, provavelmente as quatro autorais, com esta pegada de samba e suas raízes. Tem um samba de raiz, um samba rock, samba funk, eu gosto desta mistura. Eu gosto mesmo de brincar com os nossos ritmos", completa.
No palco e na gravação do novo projeto, são amigos que compõem a banda da sambista: o irmão Allan Crispim, na bateria; Tiago Lazzarini, baixo e produtor musical; João Paulo Lanini, nas cordas; Tiago Guimarães, no teclado e Rick Vargas na percussão. "Eles abraçaram o projeto com carinho. Tem a minha cara, com o toque deles. As músicas autorais, três tem letra e música minhas e uma em parceria com o Tiago Lazzarini.
O valor às raízes
Em seu trabalho, Alessandra imprime a sua identidade nas peças que interpreta. Segundo a cantora, é preciso reconhecer e valorizar os grandes nomes, adaptando para um novo contexto, que busque agradar a todos os tipos de públicos. "Tem que haver o respeito às raízes. Foi daí que tudo começou. A cidade tem uma raiz de samba muito grande. A gente às vezes não sabe, mas vem de muito antes, como Geraldo Pereira, que fez músicas conhecidíssimas como Falsa Baiana e Sem Compromisso, que estourou na voz do Chico Buarque. Vem Mamão, e também esses meninos maravilhosos que são o Roger Resende e Carlos Fernandes, além da Sandra Portela que é um grande destaque."
Sobre a sua inserção no samba e o reconhecimento com um dos novos nomes de Juiz de Fora, Alessandra considera uma responsabilidade. "Ser considerada uma das novas caras do samba é muito bacana. Eu gosto de samba, minha família gosta muito. Gosto de música brasileira de modo geral e agora entrei de cabeça neste ritmo que me conquistou e lógico, vou trazer a minha cara para o samba. É uma responsabilidade tremenda, mas eu vou honrar, com certeza", promete.
A cuíca
A desenvoltura da Alessandra é acrescentada de um diferencial. Além do vocal e sua performance instrumental, a interpretação do som de uma cuíca com a própria voz faz com que ela ganhe a admiração do público, assim como conquistou aos jurados do programa The Voice, da TV Globo. "Era um modo de me diferenciar e comecei a imitar. Fui aperfeiçoando, o pessoal começou a pedir. No primeiro Ponto do Samba que fiz com o Roger Resende e o Carlos Fernandes no Cultural Bar, eu fiz e o pessoal ficou louco. Parti disso e virou uma marca. Era bem legal e foi bacana no programa, o pessoal gostou bastante", relata.
Trajetória
Em Juiz de Fora, Alessandra se apresenta também no bloco Come Quieto no sábado, 22, e no Ponto do Samba, na praça Antônio Carlos, na segunda, dia 24. No dia 21, sexta, a cantora faz show em São João Nepomuceno (MG).