Livros do Programa Mosaico seráo lançados no F?rum da Cultura

Por

Livros do Programa Mosaico ser?o lan?ados no F?rum da Cultura

Livros do Programa Mosaico serão lançados no Fórum da Cultura

Dividido em dois volumes, a publicação reúne reportagens de edições exibidas no canal 12, na TVE

Angeliza Lopes
Repórter
12/12/2015

"Construir, conservar e valorizar a história de Juiz de Fora", resume o diretor do programa Mosaico e professor da Faculdade de Comunicação Social da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Márcio de Oliveira Guerra, quanto à intenção da publicação de dois volumes que reúnem edições, produzidas pela Produtora de Multimeios da UFJF, exibidas há 8 anos, no canal 12, a TVE. O lançamento dos livros será na próxima segunda-feira, 14 de dezembro, às 19h, no Fórum da Cultura, na rua Santo Antônio. Na data, os organizadores vão exibir alguns trechos mais curiosos das reportagens feitas em bairros, espaços públicos, com celebridades regionais e personalidades do município.

Conforme Guerra, a cidade carece de publicações sobre sua própria história e estes livros oportunizam as pessoas conhecerem mais os fatos que compõem o espaço onde vivem e as pessoas que marcaram aquele momento, para que não se percam com o tempo. "Exemplo, foi a entrevista concedida por uma moradora do bairro Santa Terezinha conhecida como Maria Fogueteira, que herdou as técnicas do pai, sendo a primeira pessoa a trabalhar com fogos pirotécnicos no Brasil", conta.

Além de narrar histórias, o programa também foi a primeira oportunidade de estudantes do curso de Comunicação Social da UFJF, que se tornaram referência na imprensa local e nacional, e estarão presentes no dia do lançamento.

Livros

O primeiro volume reúne resumos das reportagens e fotos de 105 bairros de Juiz de Fora. Tem também o registro dos programas feitos em 44 ruas, avenidas e praças. Completam essa edição mais 31 programas especiais que trabalharam diversos temas, como os cemitérios da cidade, os museus, os asilos, os hotéis, as vilas e travessas, os cinemas e até espaços que não existem mais. Esse volume foi finalizado pela Editora da UFJF e impresso pela Gráfica Brasil, que doou os duzentos exemplares para o lançamento.

O segundo volume retrata 50 logradouros, 65 espaços interessantes e 87 personagens importantes sob diversos aspectos na história da cidade. Muitas personalidades da imprensa juiz-forana, como José Luiz Ribeiro, Márcia Falabella, Gueminho Bernardes; da política, como o ex-prefeito Mello Reis e Agostinho Pestana do esporte como Francisco Queiroz Caputo e Guto Lima e também nomes de religiosos como o Monsenhor Falabella, Padre Luciano Bonato, que se misturam às figuras folclóricas e marcantes da cidade como o Angela Maria, Miloca, Palhaço Fuzil e Zezé Garcia. Essa segunda publicação teve sua edição viabilizada pelos recursos de emenda parlamentar da deputada federal Margarida Salomão, de 2014.

Mosaico

Mosaico é o primeiro programa de televisão produzido totalmente por alunos do curso de Comunicação da UFJF. Foi ao ar pela primeira vez em 2007, depois de sua aprovação pelo então diretor da TVE, Josino Aragão. Em 2011, o programa recebeu o reconhecimento da academia: foi premiado no Intercom Sudeste e no Intercom Nacional como o melhor programa produzido por uma universidade brasileira.