Choro e música dos povos: Caetano Brasil Grupo faz show nesta quinta-feira
Choro e música dos povos: Caetano Brasil Grupo faz show nesta quinta-feira
Repórter
O choro que encanta os ouvidos será a base do repertório apresentado pelo Caetano Brasil Grupo - de música autoral e instrumental - nesta quinta-feira, 7 de dezembro, no OandarDeBaixo, na rua Floriano Peixoto, Centro de Juiz de Fora. A apresentação, que começa às 20h, será mesclada com duas performances da bailarina Cecília Cherem tituladas como 'Sincero' e 'Vermelho', tendência contemporânea de mistura de linguagens. A noite contará com a participação especial do violonista João Paulo Lanini.
O show encerra um ano de muitas andanças, conquistas e expansão profissional do instrumentista Caetano Brasil. Para celebrar, o repertório será um intercalado do primeiro disco, lançado em 2015, com novas obras que foram sendo compostas ao longo deste tempo. “As novidades no repertório vão mostrar o resultado das pesquisas que venho me dedicando há algum tempo, relacionadas as músicas dos povos, do folclore e tradição de vários lugares do mundo. Estou em busca de relacionar o choro – estilo que norteia minha estética de composição, com tudo que pesquiso, trazendo nesta noite as culturas africanas, latinas, caribenha, folclore do leste europeu com a música balcânica. Queremos traçar um panorama do que há de parecido e diferente”, explica Caetano.
[BANNER RETANGULO]
Em especial, o grupo apresentará uma suíte inédita chamada 'Bodas de Choro'. “Ela conta a história de um casamento entre a música klezmer, gênero judaico, com a minha vivência no choro, buscando aproximar estas linguagens”, destaca.
Trajetória 2017
Nesta quinta, 7, eles retornam à 'terrinha mineira' para selar um ano de muitas conquistas do quinteto formado por Caetano Brasil (clarinete e saxofone) e pelos músicos Adalberto Silva (contrabaixo), Guilherme Veroneze (piano), Rick Vargas (percussão) e Gladston Vieira (bateria). Caetano recorda que o grupo teve a oportunidade de participar e ser um dos finalistas do 17° Prêmio BDMG Musical Instrumental, realizado em Belo Horizonte.
Projetos
Além do novo CD programado para 2018, o quinteto fará parte de um projeto multilinguagem com o Corpo Coletivo. O resultado desta mesclagem de linguagens está prevista para ser concretizada no primeiro semestre do ano. “A ideia é criar uma ponte entre as músicas que estou compondo e pesquisando, relacionadas as culturas do mundo, com o teatro e contação de histórias. O choro como gênero universal e os estilos dos povos, trazendo para o público a compreensão destes lugares, de suas tradições. O projeto está em fase de pré-produção”, afirma.