Associação dos Cegos

Por

«Associação dos Cegos


Habilitação e prevenção - o trabalho da Associação dos Cegos em Juiz de Fora

A Associação dos Cegos em Juiz de Fora atua em duas áreas: a de habilitação e reabilitação social do portador de deficiência visual e a de prevenção da cegueira e preservação da vista. O trabalho de reintegração à sociedade inclui atividades que estão divididas em departamentos da associação:


Linguagem Braille

Na Associação dos Cegos o portador de deficiência visual aprende o método de escrita e leitura que lhe permite comunicar-se de maneira eficiente com o mundo. Além de ensinar a linguagem braille, a instituição disponibiliza uma biblioteca com livros didáticos, dicionários e exemplares da literatura brasileira doados por entidades como a Fundação Dorina Nowill para Cegos de São Paulo e do Instituto Benjamin Constant do Rio de Janeiro. Nessa biblioteca, os portadores de deficiência visual têm acesso a materiais de pré-vestibulares, cursos de idiomas e concursos, impressos numa Impressora Braille que a associação recebeu de uma instituição de cegos da Espanha. Também faz parte do acervo da biblioteca os livros falados, gravados em fitas cassetes.

Enfermaria

Além disso, há também uma campanha de recolhimento de armações usadas, com caixas coletoras espalhadas por toda a cidade, que são doadas à ótica que funciona na Associação dos Cegos o que barateia bastante o custo dos óculos. À procura desses serviços, por mês, circulam na associação uma média de três mil pessoas.