Associação dos Amigos e Portadores de Esclerose M?ltipla

Por

«FEAK 

Voluntariado

 

São mais de 380 voluntários na equipe da FEAK atuantes em diversas frentes de trabalhos. A diretora Marília afirma que para ser voluntário não precisa ser especialista em alguma área. "É preciso boa-vontade, disciplina, amor e ação". A responsabilidade e o compromisso são fatores importantes. "Não é porque é voluntário que não tem horário. Se a pessoa se comprometeu em trabalhar meia hora num determinado dia, ela tem que comparecer", diz.

E os voluntários comparecem dando quatro cursos (cada um com duração de três meses) para vinte gestantes carentes por vez. As aulas acontecem às quartas-feiras, das 15h às 16h. As mulheres são orientadas a fazer o pré-natal e têm acompanhamento ginecológico. No fim do curso, as futuras mamães recebem um enxoval completo para o bebê. Ganham uma banheira com roupinhas, fraldas, sapatinhos, meias, babador, coberta... "As mães quando vêem a banheira ficam muito empolgadas", conta Marília.

Para as mães que não se inscreveram no curso, a instituição oferece enxoval de urgência, com os itens mais importantes. "Muitas mulheres, depois de ganharem o neném, voltam à FEAK e trazem seus filhos", diz Falconi.

As famílias das grávidas ganham assistência também. São dadas palestras, sem cunho religioso, sobre criação de filhos, comunicação familiar, trabalho. São palestras mais curtas, com no máximo 30 minutos. "Normalmente recebemos senhoras de idade avançada ou pessoas que tomam remédio controlado, por exemplo, e não agüentam ficar numa palestra por muito tempo", diz Marília. Para estas pessoas são doados sapatos e roupas.

Além disso, a FEAK também tem uma parceria com a Prefeitura de Juiz de Fora. Através da Associação de Apoio Comunitário (AMAC) é feita uma doação de 60 cestas básicas para a fundação.

 

Quem deseja fazer parte da equipe de voluntários, pode ir a casa de segunda a quarta ou sábado, das 14h às 18h. "Terá sempre um coordenador na fundação que irá orientar o candidato a voluntário", explica Marília. Quem quiser, pode começar nas funções na mesma hora.

Leia mais:

  • Veja algumas reformas de casas feitas pelo grupo FEAK