Respeito e afeto são celebrados no Dia da Av?

Por

Respeito e afeto são celebrados no Dia da AvóIntegração entre jovens e idosos traz troca de experiência e vivências, a fim de evitar a solidão e o distanciamento entre as pessoas

Pablo Cordeiro
*Colaboração
26/7/2010

Na manhã desta segunda-feira, 26 de julho, idosos e adolescentes celebraram o respeito e afeto entre as gerações. O encontro foi marcado por muita música, recados, carinho e, principalmente, sorrisos. Em comemoração ao Dia da Avó, o evento, realizado no Centro de Convivência do Idoso (CCI), programa desenvolvido pela Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac) em parceria com a Secretaria de Assistência Social (SAS), levantou conceitos contra o distanciamento e o preconceito entre o jovens e idosos.

As atividades de expressão corporal e troca de recados reuniu 20 idosos e 15 adolescentes da Casa do Pequeno Artista. Esta é a primeira vez que um evento de integração com este foco é realizado na Amac e, para a pedagoga do CCI, Helaine Simões Soares, o principal objetivo é quebrar o mito do envelhecimento. "O adolescente tem a visão de que o idoso sempre está na cadeira de balanço ou fazendo tricô. O idoso também pode ser independente, como qualquer outra pessoa", define.

Além do afeto e respeito mútuo, a pedagoga também ressalta  a prevenção da violência contra o idoso. "Estas atividades são decisivas para minimizar o isolamento social e garantir a saúde do corpo e da mente. Além de elevar a autoestima das pessoas." Há nove anos participando dos eventos para idosos na Amac, Ana Mary Rocha, aprovou a iniciativa e comentou ter aprendido muito com a troca de experiências entre as gerações. "Programas assim são necessários justamente para acabar com a solidão e distanciamento. Recomendo as atividades para todos os idosos", destaca.

Varal do Afeto, com os recados dos participantes do evento, está exposto no CCI. 

*Pablo Cordeiro é estudante do 10º período de Comunicação Social da UFJF