Moradores de rua recebem segunda dose de vacina contra Hepatite B e Triviral
Moradores de rua recebem segunda dose de vacina contra Hepatite B e Triviral
Colaboração*
Nesta quarta-feira, 17 de novembro, moradores de rua assistidos pelo Creas - População de Rua - receberam a segunda dose da vacina contra Hepatite B e Triviral, contra rubéola, caxumba e sarampo. A ação é uma parceria entre as Unidades de Atenção Primária à Saúde (Uaps) e o Creas.
Segundo a coordenadora do local, Luciane de Carvalho, o objetivo é aproximar os moradores de rua dos atendimentos de saúde. "É uma forma dessa população ter acesso à saúde, já que a maioria não frequenta o SUS", afirma.
Na primeira ação, realizada no dia 20 de outubro, 61 pessoas receberam as doses. A expectativa é de que o número se mantenha. As vacinas foram escolhidas visando sanar os problemas mais frequentes entre os moradores de rua. Relações sexuais sem proteção, exposição à rua e alcoolismo são alguns dos problemas que auxiliam na disseminação das doenças.
Além da vacinação, será realizado o "Dia da Beleza", ação voltada para as mulheres, visando ao aumento da autoestima e a diminuição de casos de depressão e, com isso, melhora da qualidade de vida e saúde das moradoras de rua.
- Diagnóstico sobre a situação da população de rua deve ser finalizado até dezembro
- O trabalho voluntário visto como ação modificadora
- Telecentro oferece oficinas de informática
*Isabela Lobo é estudante do 8º período de Comunicação Social da UFJF.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken.