Dia Municipal do Idoso é comemorado com a instituição da Comissão Especial dos Idosos em JF
Dia Municipal do Idoso é comemorado com a instituição da Comissão Especial dos Idosos em JF
Repórter
No dia em que é comemorado o Dia Municipal do Idoso, nesta segunda-feira, 9 de maio, foi realizada, na Câmara Municipal de Juiz de Fora (CMJF), a primeira reunião da Comissão Especial dos Idosos, formada pelos vereadores Isauro Calais (PMN), José Sóter Figueirôa Neto (PMDB) e José Tarcísio (PTC).
Além disso, compõem a comissão as secretarias de Assistência Social (SAS), de Transporte e Trânsito (Settra), de Saúde (SS), a Associação Municipal de Apoio Comunitário (Amac), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) Idoso/Mulher, o Centro de Convivência do Idoso, a 4ª região da Polícia Militar, a Polícia Civil, a Associação dos Aposentados e Pensionistas das Autarquias do Brasil, além do Conselho Municipal do Idoso.
- Comissão especial inicia trabalhos por direitos dos idosos
- Número de idosos em JF equivale a 14% da população. Total dobra a cada vinte anos
"Diante dos números que revelam que grande parte da população idosa sofre maus tratos, muitas vezes causados pelos próprios familiares, é necessário traçar um perfil atual da cidade, incluindo os programas sociais oferecidos, a infraestrutura e os índices econômicos, a fim de que sejam garantidos os direitos da terceira idade, que é o futuro de todos nós", destacou o vereador Isauro Calais, lembrando do aumento gradativo da população idosa da cidade. Segundo dados do Censo 2010, Juiz de Fora conta com 70 mil idosos.
Entre os temas a serem tratados pela comissão estão a violência contra idosos, os projetos sociais voltados para a terceira idade, a saúde, a acessibilidade, o transporte, além da discussão a respeito das leis voltadas para tal população. A previsão é de que os assuntos sejam debatidos até o mês de setembro. No dia 1º de outubro, quando é comemorado o Dia Nacional do Idoso, deverá ser apresentado o resultado e assinado um protocolo de intenções entre os órgãos participantes, com as propostas devidamente aprovadas.
Os textos são revisados por Thaísa Hosken