Juiz de Fora realiza I Conferência Municipal LGBT nos dias 15 e 16 de agosto
Juiz de Fora realiza I Conferência Municipal LGBT nos dias 15 e 16 de agosto
*Colaboração
Acontece na próxima semana, nos dias 15 e 16 de agosto, a I Conferência Municipal de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (LGBT) de Juiz de Fora. O evento tem como tema central "Por uma Juiz de Fora livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania LGBT".
Entre os objetivos estão a avaliação e propostas de diretrizes para a implantação de políticas públicas voltadas ao combate à discriminação e à promoção dos direitos humanos na cidade, no estado e no país. Além disso, a conferência pretende avaliar a implementação e a execução do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT e propor estratégias para o fortalecimento e a elaboração de propostas de políticas públicas municipais.
De acordo com o diretor do Movimento Gay de Minas (MGM), Marcos Trajano, a conferência atendeu a uma orientação do governo federal e ao chamamento do Plano Brasil Sem Homofobia. Para ele, com as discussões durante os dois dias, será possível gerar propostas concretas para a melhoria das políticas públicas LGBT na cidade. "Vamos discutir durante dois dias temas diferentes, como segurança, saúde, educação e institucionalização da homofobia."
- Transexual Fernanda Muller é a rainha da Parada Gay 2011 de Juiz de Fora
- Abordagem otimista da Aids será o tema do Miss Brasil Gay 2011
- Letícia Freittas é eleita Miss Amapá Gay 2011
Durante a conferência, Trajano espera que sejam apresentadas propostas para a criação do Centro de Referência do Cidadão LGBT de Juiz de Fora, para a criação do Plano Municipal de Políticas LGBT, além da indicação de delegados para a II Conferência Estadual de Políticas Públicas e Direitos Humanos de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. "Acredito que podemos conseguir legados importantes."
A conferência municipal é organizada pela Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), mas o diretor do MGM afirma que toda a programação foi debatida e decidida em comum acordo com o movimento e com o Movimento Universitário em Defesa da Diversidade Sexual (MUDD*Se). "Por uma questão legal, a Prefeitura está organizando, mas recebe a ajuda do MGM e do MUDD*Se. O importante é que o evento pode trazer boas propostas para o público LGBT de Juiz de Fora."
Rainbow Fest
O evento faz parte da programação oficial da Rainbow Fest, que acontece entre os dias 15 e 21 de agosto, e terá ainda o I Simpósio de Homossexualidade e Direito e I Encontro Nacional de Gays e HSH. Segundo Trajano, a data foi escolhida para aproveitar a presença das militâncias de vários locais do país a fim de aprimorar as discussões. "Vamos ter representantes de todo o país e isso ajuda a enriquecer os nossos debates. Tínhamos o prazo máximo para realização até 31 de agosto, então, aproveitamos a Rainbow Fest."
*Victor Machado é estudante do 8º período de Comunicação Social da Faculdade Estácio de Sá
Os textos são revisados por Thaísa Hosken