Dia Internacional do Idoso é comemorado com ações na Praça da Esta??o
Dia Internacional do Idoso é comemorado com ações na Praça da Estação
A campanha na praça também orientou cuidadores de idosos e contou com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados
*Colaboração
1º/10/2012
Oficinas de memória, assistência médica e música marcaram as comemorações do Dia Internacional do Idoso, celebrado nesta segunda-feira, 1º de outubro, na praça doutor João Penido, em Juiz de Fora.
Durante a programação, mais de seis tendas ofereceram diversas atividades. "Temos aqui geriatras acompanhando os atendimentos. Eles estão aferindo pressão, medindo glicose, fazendo exames de vista e encaminhando os idosos que necessitam de um cuidado mais detalhado ao HU [Hospital Universitário]", afirma a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher), Arlene Motta. Para ela, o evento está dando um ótimo resultado. "Cerca de 500 pessoas devem passar por aqui. Estamos muito felizes, porque não esperávamos tantos idosos", diz.
- Juiz de Fora promove programação especial para celebrar o Dia Internacional do Idoso
- Mais de 70 idosos participam das ações do Dia dos Avós no Hemominas
- Cuidar de doentes e idosos exige paciência e dedicação dos familiares
Segundo Arlene, o evento pretende dar visibilidade aos idosos. "A participação social é um dos nossos focos. É importante dar atenção ao idoso e aos familiares. Além disso, eles vão poder participar da oficina prática de Tecnologia Assistida, para que eles possam criar objetos que auxiliam na locomoção e nas mais diversas atividades diárias, e o mais legal, é que tudo é feito com material reciclável ou de baixo custo, para que todos tenham acesso."
A campanha na praça também orientou cuidadores de idosos e contou com a apresentação do Coral da Associação dos Aposentados. Para encerrar a comemoração do Dia Mundial do Idoso uma mesa com o tema Cuidar de idosos: o desafio é de todos, coordenada por José Anísio Pitico da Silva, assistente social, integrante do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Juiz de Fora (CMDI/JF) foi realizada no teatro Clara Nunes, no SESC.
O evento foi promovido pela Secretaria de Assistência Social (SAS), com a participação do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas Idoso/Mulher) da Associação Municipal de Apoio Comunitário (AMAC), do Departamento de Saúde do Idoso (DSI) e do Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Juiz de Fora.
Idosos na cidade
Para a dona de casa Aurora de Oliveira, de 70 anos, Juiz de Fora ampara os idosos de uma forma quase plena. "Acho muito importante essa atenção conosco. A cidade tem vários projetos e eu procuro frequentar todos. A nossa carência é na área da saúde, mas essa assistência falta para toda a população."
Já para a aposentada Conceição Bastos, de 74 anos, a cidade precisa dar muito mais atenção aos idosos. "Falta atendimento médico, falta mais lazer, falta divulgar o que é feito para podermos participar. Hoje fiquei sabendo deste evento porque passei por aqui. Acho que as pessoas deveriam ter mais respeito conosco. Nós não somos valorizados ao chegar na velhice."
Os textos são revisados por Mariana Benicá