Associação dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crianças

Por

Associa??o dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crian?as
Quarta-feira, 8 de outubro de 2014, atualizada às 16h

Associação dos Cegos faz campanha preventiva voltada para crianças

Em comemoração ao Dia da Mundial da Visão, 9 de outubro, a Associação dos Cegos de Juiz de Fora realiza uma campanha que objetiva promover o diagnóstico precoce de doenças da visão. O tema da campanha deste ano é Cuidado com a visão das crianças e no dia 10 de outubro, sexta-feira, às 7h, serão distribuídas 60 senhas na associação para atender exclusivamente as crianças em idade de 5 a 10 anos.

Segundo estatísticas da Sociedade Brasileira de Oftalmologia, no Brasil aproximadamente 33 mil crianças são cegas. Esse número poderia ser menor se a doença fosse diagnosticada precocemente como declara o diretor clínico da Associação dos Cegos, Luciano Arantes. "É de extrema importância que pai e professores observem as crianças e façam exames de visão regularmente." Ainda segundo o médico, se doenças da visão forem diagnosticadas quando a criança tem menos de seis anos, a possibilidade de cura é enorme. "Até essa idade é possível reverter o quadro, após isso, ocorre a maturação da visão, impossibilitando a cura e causando, muitas vezes, a cegueira infantil."

No Brasil

No Brasil, a catarata congênita é uma das causas mais frequentes de cegueira na infância, respondendo por uma incidência de 5,5 a 12%. Por ser uma causa comprovada de cegueira infantil e por requerer diagnóstico precoce e tratamento cirúrgico imediato, a catarata congênita merece a atenção dos profissionais de saúde envolvidos no momento do nascimento do bebê.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, os problemas de vista como a miopia, a hipermetropia, o estrabismo, ou outros, afetam mais de 20 por cento das crianças em idade escolar.

O Brasil tem 1,1 milhão de cegos e cerca de 4 milhões de deficientes visuais. Pesquisas realizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que, se iniciativas de alcance mundial e regional não forem tomadas, em 2020 existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões de portadores de baixa visão, ou seja, incapazes de desempenhar grande número de tarefas cotidianas devido à deficiência visual. A boa notícia é que entre 60% e 75% destes casos de cegueira e baixa visão seriam evitáveis e/ou curáveis. Daí, a importância do diagnóstico e do tratamento precoce.

A instituição fica na avenida dos Andradas, 455, Centro.