PJF abre inscrições para Casamento Comunitário nesta segunda, 4
A partir desta segunda-feira, 4, a Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) dará início às inscrições para o “Bem Casados”, também conhecido como Casamento Comunitário. Organizada pela Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), a iniciativa tem como objetivo legitimar gratuitamente a união de 172 casais do município, incluindo o casamento civil no cartório e uma cerimônia oficial, cuja data será informada posteriormente aos selecionados.
Até o dia 6 de julho, os interessados poderão se inscrever presencialmente na Casa da Mulher, localizada na Avenida Garibaldi Campinhos, 169, Bairro Vitorino Braga, das 8h às 11h30 e de 14h às 17h, levando o documento de identidade. Durante a inscrição, será fornecida uma cópia do edital nº02/2022, bem como a listagem dos documentos exigidos, que deverão ser entregues na Casa da Mulher nos próximos dias.
Serão inscritos ainda mais 36 casais excedentes, para o preenchimento de eventuais desistências e casos que não atenderem os critérios estabelecidos no edital. Os interessados podem entrar em contato com a Casa da Mulher, através do telefone (32) 3690-7292.
Quem pode participar
O “Bem Casados” é destinado a pessoas que desejam regularizar sua situação civil, mas que não possuem recursos para os custos do casamento. Elas devem estar inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) e, preferencialmente, ser beneficiárias do programa “Auxílio Brasil”. É obrigatória ainda a apresentação do Número de Identificação Social (NIS).
O Casamento Comunitário também abrange casais homoafetivos e trans. Interessados com menos de 18 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis. Caso algum deles seja falecido, será exigida a certidão de óbito.