Acesso ao eSocial agora só pode ser feito com contas gov.br prata ou ouro
SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A partir desta segunda-feira (12), o eSocial, sistema criado para unificar o envio das informações fiscais, previdenciárias e trabalhistas, passará a ser acessado unicamente por meio do contas gov.br dos níveis ouro ou prata.
A descontinuação do login via código de acesso começou em dezembro de 2022. A transição foi feita gradualmente para dar tempo aos usuários a se adaptar às novas regras de identificação.
O objetivo da mudança é melhorar a segurança digital. Segundo o governo, o acesso via login único do gov.br traz camadas extras de proteção para os usuários do eSocial.
Os usuários que ainda não possuem o login via gov.br níveis ouro ou prata devem providenciá-lo. A exigência de conta gov.br vale tanto para empresas quanto pessoas físicas que usam o eSocial.
A folha de junho/23, que vence em 07 de julho, só poderá ser entregue por usuário com conta gov.br. Veja a seguir o que é preciso para subir o nível de segurança da sua conta com o governo federal.
NÍVEL PRATA
Os usuários podem chegar a esse nível se cumprirem algumas das exigências listadas abaixo:
- Ter cadastro no Sigepe (base de dados de servidores públicos da União)
- Ter cadastro no Denatran validado por Biometria Facial
- Ter conta em Internet Banking (apenas das seguintes instituições: Banco do Brasil, Banrisul, Bradesco, Caixa Econômica, Banco de Brasília, Sicoob e Santander).
NÍVEL OURO
Os usuários podem chegar a esse nível de duas maneiras:
- Com cadastro no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) validado por biometria facial
- Com cadastro via certificado digital (validação e autenticação compatível com as especificações ICP-BRASIL).