Recém saído do quartel, o reservista Harley Alves, 22 anos, ainda não escolheu a área em que quer fazer faculdade, mas diz ter estudado quatro aulas por dia durante um ano para prestar o Enem pela primeira vez. Vindo de ônibus, chegou às 10h50 e esperava a abertura dos portões, ao meio-dia, com tranquilidade. “Achei a prova da semana passada fácil. Quando a gente se prepara, tudo corre bem”, comenta.
Correção
Os participantes do Enem 2022 fazem hoje as provas de matemática e de ciência da natureza, que engloba química, física e biologia. Cada prova tem 45 questões objetivas. O exame é aplicado em mais de 1,7 mil municípios nas modalidades impressa e digital. Nas duas modalidades, as questões são iguais.
Pelo oitavo ano consecutivo, os veículos públicos da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) transmitem a correção das principais questões do Exame Nacional do Ensino Médio logo após o término das provas. A partir das 19h30, professores comentarão e resolverão as questões ao vivo no especial Caiu no Enem.
A iniciativa multiplataforma entra no ar na programação da TV Brasil, nas redes sociais da emissora, na Rádio MEC AM e na Rádio Nacional AM e OC. Com uma hora e meia de duração, o conteúdo temático ainda fica disponível para o público acompanhar quando e onde quiser no app TV Brasil Play.
Gabarito
Os gabaritos das provas serão divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 23, online.
O Enem seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (Prouni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep.