Escolas municipais oferecem alimentação durante recesso escolar em Juiz de Fora
Crianças das creches e estudantes da Zona Rural já receberam o Kit Alimentação Escolar
Em busca de proporcionar uma alimentação equilibrada e saudável durante o recesso, a partir da próxima terça-feira (2), escolas municipais de Juiz de Fora começarão a oferecer alimentação a todos os estudantes que realizaram o cadastro escolar em setembro de 2023. A Prefeitura de Juiz de Fora (PJF) informa que pais e responsáveis devem consultar o horário de atendimento de cada unidade para receber o benefício.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SEAPA), crianças das creches conveniadas à PJF e estudantes das escolas municipais da Zona Rural já receberam o Kit Alimentação Escolar, antes de entrarem de recesso, contendo os alimentos para a preparação das refeições. As unidades não abrirão neste período.
Sobre isso, a secretária da Educação, Nádia Ribas, destaca a importância da alimentação escolar na vida dos alunos, inclusive para aqueles que não possuem acesso a uma alimentação equilibrada fora da escola: "Muitos estudantes não têm acesso a uma alimentação equilibrada e saudável fora da escola. Por isso, nosso objetivo é assegurar a eles uma alimentação adequada e nutricionalmente balanceada durante todo o ano.”
Alimentação nas férias e recesso escolar
Desde 2022, a alimentação nas férias e recesso escolar é garantida. Nas férias de julho de 2023, 32.118 unidades de Kit Alimentação foram entregues para estudantes das escolas municipais e crianças das creches parceiras.
Além disso, inúmeras iniciativas são realizadas pelo executivo municipal para garantia deste direito humano, como o café da manhã para todos os estudantes das 105 escolas municipais de ensino regular, e execução de mais de 60% dos recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), na aquisição de alimentos da agricultura familiar.