Cursos Populares para Concursos estende prazo de inscrição em Juiz de Fora
Os interessados podem se inscrever de forma online ou presencial.
Nesta segunda-feira (29), a Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH) anunciou, por meio do portal da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF), a prorrogação do prazo de inscrições para os Cursos Populares para Concursos (CPC) até esta sexta-feira (2). A instituição possui turmas gratuitas voltadas para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) e outros preparatórios.
Modalidades em 2024
Neste anos, serão disponibilizadas vagas em diversos cursos, abrangendo opções como Enem (nas modalidades presencial e online), Pism I (presencial), Pism II (presencial), Pism III (presencial), Instituto Federal (presencial), Encceja (presencial), Preparatório Geral para Concursos (presencial), Espanhol (nas modalidades presencial e online) e Inglês (nas modalidades presencial e online). Confira as informações detalhadas sobre os horários de cada curso.
Além das aulas presenciais na sede do CPC, serão oferecidas turmas em outros 4 polos, localizados nos bairros São Pedro, Teixeira, Benfica e Linhares.
Critérios para inscrição
O público-alvo do benefício são jovens e adultos de baixa renda inscritos no CadÚnico, com dados atualizados. Havendo mais inscritos do que vagas serão utilizados os seguintes critérios:
1) Pessoas com renda familiar per capta igual ou inferior a R$ 218,00 mensais;
2) Pessoas com renda familiar per capta de R$ 218,01 até meio salário-mínimo mensais;
3) Pessoas beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada – BPC.
Após o encerramento do período de inscrições, os estudantes que atenderem aos critérios estabelecidos serão submetidos a um processo de seleção. A lista de classificação, juntamente com o período de matrícula, será divulgada posteriormente. As vagas remanescentes serão distribuídas aos candidatos conforme uma ordem de classificação, que levará em conta a cronologia das inscrições, considerando tanto a data quanto o horário em que foram efetuadas.
Sobre o CPC
Os Cursos Populares para Concursos (CPC) são uma iniciativa da Secretaria Especial de Direitos Humanos (SEDH), sob a coordenação do Departamento de Formação e Educação Permanente em Direitos Humanos (DFEPDH).
O principal objetivo do projeto é promover propostas educacionais de forma gratuita e cidadã. Os cursinhos visam a aumentar a educação no município, sobretudo para quem não conseguiu concluir os estudos, ampliando suas possibilidades no mercado de trabalho.