Afinal, o que é melhor? Estudar sozinho ou em grupo?
Afinal, o que é melhor? Estudar sozinho ou em grupo?
Com a aproximação dos vestibulares, Enem e concursos, é muito comum a angústia aumentar em meio aos alunos que sonham com a aprovação. Estudar não é uma tarefa fácil, pois exige disciplina e dedicação. Cada candidato busca o seu caminho do jeito que é melhor para si. Aproveito para lembrar que os estudos devem ser algo contínuo e não se deve deixar nada para a última hora. Já que o tempo urge, o que é mais vantajoso para você? Estudar sozinho ou em grupo?
Caso você opte por estudar sozinho, é importante lembrar-se da organização. É necessário que faça um cronograma do tempo juntamente com as disciplinas a serem estudadas. Preocupe-se com você. A prioridade é assimilar o conteúdo exposto nos cursinhos e escolas preparatórias, que nesta época, já não são poucos.
Dentro do cronograma que você fizer não se esqueça de colocar momentos de pausas. Uns 15 minutos de descanso, talvez, o ajudará a se recompor. Procure ter uma alimentação saudável e durma bem à noite. Estudar sozinho tem suas vantagens, pois não corre o risco de distrair com os amigos e você faz seu próprio ritmo sem depender de ninguém. Desligue o celular e comunique aos familiares e colegas que o manterá desligado por algum tempo, justamente para não desviar do propósito dos estudos.
Caso sua opção seja estudar em grupo, faça também um cronograma onde todos os envolvidos possam ter seus horários encaixados. É melhor que a equipe não seja muito grande. A vantagem dos estudos em coletividade é poder tirar dúvidas com os colegas e ajudar àqueles que possuem dificuldades em determinadas disciplinas. Também é importante lembrar que a tendência em conversas paralelas ou distrações são mais propensas, por isso, todos devem cumprir os combinados evitando-as ao máximo, porém, na hora do pequeno intervalo estipulado, dê boas gargalhadas para que diminua a tensão. Isso traz muitos benefícios!
Outra opção é poder dividir as duas formas de estudar. Algumas pessoas preferem, por algum tempo, estudar sozinhas e depois em grupo como forma de repassar o conteúdo e tirar dúvidas. Trocar informações é fundamental para o sucesso de todos. Sozinho, você escolhe o melhor local e horário para fazê-lo, o que nem sempre é possível quando nos comprometemos a estudar com colegas.
As duas maneiras possuem vantagens e desvantagens, entretanto, a melhor opção é aquela que se encaixa ao seu perfil de personalidade. Seja qual for sua escolha, seu esforço pode trazer resultados positivos e sonhos realizados. O mais importante, nesta jornada, é você ter como objetivo sua aprovação. Creia em seu potencial e desde já visualize seu sonho de aprovação realizado. Desejo sucesso a todos!